Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes da Univasf participam do 5º Campeonato Brasileiro Universitário de Wushu

publicado: 07/12/2021 16h47 última modificação: 08/12/2021 09h58
Renata Freitas

Três estudantes da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) participarão do 5º Campeonato Brasileiro Universitário de Wushu, que será realizado em Brasília, amanhã (8) e quinta-feira (9). As atletas são as discentes Andressa de Oliveira, do curso de Enfermagem; Laura Cardoso Galvão, de Engenharia Agronômica; e Mikaela Vanessa Alencar Melo, do curso de Farmácia. O evento, realizado pela Confederação Brasileira de Kungfu Wushu (CBKW), acontece paralelamente às competições das categorias de base do 31º Campeonato Brasileiro de Kungfu Wushu.

As atletas irão competir na modalidade Sanda, que é a modalidade de luta no Wushu. Andressa e Laura disputarão na categoria até 52 quilos com outras duas competidoras. Mikaela competirá na categoria até 60 quilos, na qual competem mais três atletas. Amanhã, haverá o credenciamento, pesagem dos atletas e sorteio das chaves. As lutas serão realizadas na quinta-feira (9), com a primeira bateria a partir das 10h30. A programação detalhada está disponível no site do evento.

A atleta Laura Cardoso Galvão também participará do 31º Campeonato Brasileiro de Kungfu Wushu, na categoria Sanda Adulto Feminino até 52 quilos. Buscar novos desafios e novas experiências é o objetivo de Laura com a participação nos dois campeonatos. "Fizemos muito esforço para estar na competição, desde rifa até ir para o sinal bater manopla. Foram muitos treinos rigorosos e por vezes pensamos se somos realmente capazes, e somos! Nosso caminho até aqui já é uma vitória, porque é muito difícil, principalmente pela falta de apoio aos atletas", conta. Feliz com a oportunidade de competir, ela acredita que o esforço valerá a pena. "Vamos usar todo esse esforço para chegar lá da melhor forma possível e conseguir oferecer nosso melhor, que, como me disseram, não é meu melhor final é apenas o melhor que tenho até aqui", diz a discente, que é a atual campeã pernambucana de Wushu, na modalidade Sanda até 52 quilos.

Hoje (7), o grupo está na estrada, a caminho da competição. “A expectativa é grande, bem como a emoção de participar de um campeonato desse nível. Estou bem empolgada, será meu primeiro campeonato nesse nível. Tivemos pouco tempo de preparação, mas estou ansiosa, pois estarei próxima dos melhores atletas do país. Minha meta é voltar com uma medalha para casa”, afirma Mikaela.

Já Andressa diz que não imaginava disputar um campeonato nacional agora, pois somente este ano começou a participar de campeonatos de Sanda. “Essa será uma ótima oportunidade de aprender e adquirir mais experiências. Seremos vistas pelos melhores do país e, por isso, espero mostrar o meu melhor. Treinei muito com esse objetivo e acredito ter uma boa chance de voltar com uma medalha”, conta.

O educador físico Renato Weslley Bispo Paes, treinador de Andressa e Mikaela, explica que o Sanda é a modalidade da luta no Wushu, mas ressalta que há regras específicas a serem cumpridas. Paes é egresso do curso de Educação Física da Univasf e acompanha as duas atletas desde que elas iniciaram no esporte, ainda no projeto de extensão de Boxe Chinês para a Comunidade, realizado entre 2018 e 2019, sob a coordenação do professor do Colegiado de Educação Física Luiz Maduro.

O projeto terminou, mas as duas atletas continuaram os treinos com Paes, no Parque Municipal Josepha Coelho e mais recentemente numa academia, que conta com uma estrutura melhor para as práticas da luta. Os treinos, interrompidos durante a pandemia, foram intensificados nos últimos 45 dias para que as atletas se preparassem para esta primeira participação no Campeonato Brasileiro Universitário de Wushu. “Estou muito confiante no bom desempenho delas nessa competição”, afirma Paes.

O próprio Renato Paes irá disputar uma medalha no 31º Campeonato Brasileiro de Kungfu Wushu, que acontecerá nos dias 10 e 11 de dezembro, logo após o Campeonato Universitário. Campeão pernambucano 2021 de Kungfu Wushu, ele disputará na categoria Sanda até 85 quilos.  “Darei o meu melhor”, declara o atleta, que tem como professor o mestre Adenilson de Souza Higino. As competições serão transmitidas pela internet e os links para acompanhar o 31º Campeonato Brasileiro de Kungfu Wushu estão disponíveis no Instagram da CBKW. Mais informações sobre as competições podem ser acessadas no site da CBKW.

Wushu - Arte marcial milenar chinesa, abrange diversas técnicas de combate daquele país. No ocidente, se popularizou como Kungfu, principalmente, por influência do cinema. Algumas das modalidades do Wushu são: Taolu Tradicional; Taolu Esportivo; Sanda; Shuaijiao; Taolu Interno (Taijiquan); e Qigong-Saúde. A competição universitária tem sido realizada em paralelo ao Campeonato Brasileiro de Kungfu Wushu desde 2016, com o objetivo de fomentar do esporte entre os universitários. Em 2022, o Wushu integrará o programa oficial de competições dos Jogos Mundiais Universitários FISU, que serão realizados em Chengdu, na China.