Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes da Univasf participam do projeto de capacitação tecnológica HackaTruck MakerSpace

publicado: 10/09/2024 17h10 última modificação: 10/09/2024 17h10

As atividades presenciais do HackaTruck MakerSpace na Univasf serão realizadas na próxima semana. / Foto: Divulgação do projeto.

Com a proposta de habilitar estudantes de diferentes cursos nas áreas de tecnologia e informática, a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) receberá o projeto HackaTruck MakerSpace, uma capacitação profissional tecnológica em laboratório móvel. O projeto, que acontece em diversas Instituições Federais de Ensino Superior do país, promove aos participantes uma formação sobre tecnologias atuais e do futuro, de Cloud, Inteligência Artificial (IA), Internet das Coisas e Linguagem Swift. A capacitação começará na próxima segunda-feira (16), no Campus Juazeiro.

O HackaTruck MarkerSpace consiste em uma formação de duas etapas. A primeira fase aconteceu com um curso à distância, sendo classificatória para que os estudantes participassem da próxima fase, a presencial. No total, 129 estudantes dos cursos de Engenharia da Computação, Elétrica, Agrícola e Ambiental, Mecânica e de Produção da Univasf participam do curso. A capacitação está sendo realizada através de um acordo de cooperação, estabelecido entre a Univasf e a empresa coordenadora do projeto, o Instituto de Pesquisas Eldorado.

Durante a etapa presencial, as aulas acontecerão dentro de um caminhão que funcionará como um laboratório tecnológico, até o dia 18 de outubro. Duas turmas com 28 estudantes cada participarão da segunda etapa, composta por atividades práticas e colaborativas, com foco em resolver desafios e desenvolver habilidades baseadas em temas importantes para a sociedade, como saúde, educação, indústria 4.0, varejo, segurança, mobilidade urbana e sustentabilidade. Além disso, poderão desenvolver protótipos de aplicativos e/ou soluções utilizando as tecnologias aprendidas durante as aulas remotas. Os estudantes também participarão de palestras sobre inovação tecnológica e carreiras na área de Tecnologia da Informação (TI).

Para o coordenador do Colegiado de Engenharia da Computação (CECOMP) e do evento na Univasf, Jadsonlee da Silva Sá, a formação será uma experiência enriquecedora para os discentes participantes. “O projeto possibilitará que os estudantes sejam capacitados em tecnologias utilizadas amplamente no mercado nacional e internacional. Para eles, esse tipo de formação será fundamental para o seu futuro profissional, pois portas podem ser abertas para que possam atuar em big techs que são patrocinadoras e parceiras deste projeto, como a IBM, Flex, CISCO, Mercedes-Benz, Apple entre outras”, comenta o professor.

Criado em 2015, o HackaTruck MakerSpace é uma iniciativa de capacitação itinerante do Instituto de Pesquisas Eldorado e tem como objetivo contribuir para o aumento de profissionais na área de tecnologia móvel no Brasil. A capacitação é voltada para estudantes de instituições de ensino superior parceiras que se identificam com as áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Mais informações sobre a capacitação estão disponíveis no site.