Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes da Univasf recebem menção honrosa na 25ª Jornada de Iniciação Científica da Facepe

Notícias

Estudantes da Univasf recebem menção honrosa na 25ª Jornada de Iniciação Científica da Facepe

publicado: 22/07/2021 14h11 última modificação: 22/07/2021 14h11
Júlia R. Mendes

Os estudantes da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) Ariagildo Souza Lins, do 7º período do curso de Engenharia Elétrica, e Cristiane Costa Lima, do 6º período do curso de Farmácia, receberam menção honrosa por pesquisas apresentadas na 25ª Jornada de Iniciação Científica da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe). Lins realizou a pesquisa na categoria Engenharias. Já Cristiane apresentou trabalho na categoria Ciências Exatas.

O projeto de Ariagildo Souza Lins, único estudante da Univasf entre os 36 concorrentes na categoria das Engenharias, tem como título “Segmentação de paredes de carótidas em imagens de ecocardiografia através do método Viola-Jones” e contou com a orientação do professor Rodrigo Pereira Ramos, do Colegiado de Engenharia Elétrica. O trabalho discorre sobre a utilização de um algoritmo de inteligência artificial para desenvolvimento de uma ferramenta de segmentação automática das paredes das carótidas, abordando tópicos como o Machine Learning, processamento digital e engenharia biomédica. 

Ele conta que, por se identificar com a área de programação, o processo de produção do trabalho foi bastante agradável, apesar dos obstáculos. “Minha pesquisa busca futuramente utilizar as ferramentas de segmentação das paredes de carótidas, desenvolvida como auxiliar para um sistema de rastreamento dessas paredes, para fazer um pré-diagnóstico de pacientes através de exames de ecocardiografia de carótidas proporcionando uma segunda visão para o especialista que os está tratando”, relata Lins, para quem a importância dessa menção honrosa está ligada ao reconhecimento de seu trabalho. 

Na pesquisa intitulada “Síntese de Naftoazóis com potencial antitumoral a partir de Naftoquinonas”, a discente Cristiane Costa Lima sintetizou moléculas planejadas para ter atividade antitumoral e derivadas de um composto natural. O trabalho foi orientado pela professora Cleônia Roberta Melo Araújo, do Colegiado de Farmácia. A ideia para o desenvolvimento da pesquisa surgiu através do Grupo de Química Aplicada a Farmácia (GQAF) da Univasf, no qual a discente já trabalhava com temas parecidos.

Para Cristiane, o processo de produção foi difícil, principalmente pela falta de recursos, porém gratificante pelo reconhecimento recebido com a menção honrosa. Ela acredita que a pesquisa pode contribuir para avanços futuros. “Caso as moléculas sintetizadas tenham uma boa atividade e boa seletividade, como tudo indica, são promissoras para futuros fármacos de tratamento do câncer”, observa a estudante.

A 25ª Jornada de Iniciação Científica da Facepe foi realizada on-line, no período de 28 de junho a 2 de julho. As pesquisas são divididas em seis áreas do conhecimento: Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Exatas, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, e Engenharias. Nesta edição, o tema da Jornada foi “Pandemia: avanços e consequências”. Os estudantes irão receber o certificado de menção honrosa pelo Correio. Os vencedores desta edição estão listados no site da Jornada.