Notícias
Estudantes de Medicina e das licenciaturas devem realizar inscrição no Enamed e na Prova Nacional Docente (PND)
A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) orienta os estudantes inscritos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2026 a ficarem atentos aos prazos de inscrição no Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) e na Prova Nacional Docente (PND). As avaliações são aplicadas pelo Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Os estudantes de Medicina da Univasf habilitados e inscritos para realizar o exame pelos coordenadores dos cursos deverão acessar o Sistema Enamed até o dia 29 de junho de 2026 para preencher o cadastro. Durante o procedimento, será necessário informar a unidade da federação (UF) e o município onde desejam realizar a prova, prevista para o dia 13 de setembro de 2026.
O Enamed é obrigatório para os concluintes dos cursos de Medicina avaliados pelo Enade 2026 e também para os estudantes do quarto ano de Medicina inscritos pelas instituições de ensino.
Prova Nacional Docente (PND)
Os estudantes dos cursos de licenciatura da Univasf inscritos no Enade das Licenciaturas, com exceção do curso de Letras-Libras EaD, deverão acessar o Sistema PND entre os dias 22 de junho e 3 de julho de 2026 para realizar o cadastro necessário à participação na prova. Além de preencher os dados cadastrais, será necessário confirmar ou alterar a área de avaliação e informar a unidade da federação (UF) e o município onde desejam realizar a prova, prevista para o dia 20 de setembro de 2026.
A PND utiliza a prova teórica do Enade das Licenciaturas para avaliar a formação dos concluintes. Além disso, seus resultados podem ser utilizados para subsidiar processos seletivos e concursos públicos promovidos por redes de ensino municipais, estaduais e federais para ingresso na carreira docente da educação básica pública.
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail da Procuradoria Educacional Institucional (PEI), proen.pi@univasf.edu.br, ou junto à coordenação de cada curso.
