Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes do curso de Engenharia de Produção do Campus Salgueiro têm 12 artigos aprovados no Encontro Nacional de Engenharia de Produção

Notícias

Estudantes do curso de Engenharia de Produção do Campus Salgueiro têm 12 artigos aprovados no Encontro Nacional de Engenharia de Produção

publicado: 19/07/2024 14h18 última modificação: 19/07/2024 14h18

O comportamento do sono durante a pandemia do Covid-19 e o desempenho de bombas para distribuição sanitária estão entre os objetos de estudo realizados por estudantes do curso de Engenharia de Produção do Campus Salgueiro, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), aprovados para o Encontro Nacional de Engenharia de Produção (ENEGEP) 2024. No total, foram aceitos 12 artigos para serem apresentados no evento, que será realizado em Porto Alegre (RS), de 22 a 25 de outubro. Os trabalhos são frutos de projetos de pesquisa e extensão, de conclusão de disciplinas, todas associadas a Pesquisa Operacional, e Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Os artigos aprovados foram orientados pelos docentes do Colegiado de Engenharia de Produção do Campus Salgueiro (CProdSal) Carlos Jefferson de Melo Santos e Felipe Guilherme Melo. Um dos trabalhos aceitos está o intitulado “Método de programação não linear para estudar o comportamento do sono durante a pandemia do Covid-19”, que foi realizado pelas estudantes Alana Vitória Gomes de Sá Cavalcante, Cele Lima Pereira e Ingrid Borges Leal, durante a disciplina Pesquisa Operacional 1, ministrada por Santos. A pesquisa teve como objetivo investigar a qualidade do trabalho durante a pandemia de Covid-19, com foco na relação entre horas de trabalho e qualidade do sono dos participantes. O estudo também desenvolveu um modelo de programação não linear para otimizar a distribuição do tempo entre trabalho, sono e afazeres pessoais, encontrando a melhor solução que represente essa relação.

Alana Cavalcante, que está do 7º período do curso, considera que o estudo desenvolvido por ela e suas colegas trouxe um grande aprendizado e a aprovação no ENEGEP 2024 revela o empenho delas e do orientador durante a pesquisa. “Nosso trabalho gerou resultados muito satisfatórios, considerando que conseguimos cumprir com os objetivos do estudo, absorver uma enorme carga de conhecimento e tivemos o artigo aprovado. Isto nos proporcionou a possibilidade de dar uma maior visibilidade ao nosso curso e ao Campus Salgueiro”, afirma a discente.

O estudante do 9° período José Eduardo Alves de Lima Gomes teve dois artigos aprovados no encontro nacional, com orientação de Santos. O primeiro, intitulado "Uso de Interpolação Polinomial para Modelagem de Sobrepeso em Produtos com Matéria Ativa Catiónica na Indústria de Saneantes", foi escrito juntamente com os estudantes Bruna Lopes da Silva e Wagner dos Santos Sá. O segundo, intitulado “Estudo do Desempenho das Bombas para Distribuição Sanitária: Modelagem de Programação Não Linear Baseada em Indicadores de Manutenção”, foi elaborado em parceria com as discentes Ayslane Camila Oliveira Nascimento, Nathalia Vanely de Sá Lavor e a professora do CProdSal Elaine Ferreira Rocha.

“Participar da redação desses artigos foi extremamente enriquecedor para mim, pois abriu minha mente para a pesquisa acadêmica durante o curso e para futuros programas de pós-graduação. Além disso, pude ver aplicações práticas de diferentes conceitos aprendidos em sala de aula em diversas áreas da engenharia de produção”, conta José Eduardo Gomes.

Orientador de 11 dos 12 trabalhos aprovados, o professor Carlos Santos afirma que esta experiência é importante para a formação acadêmica dos estudantes e ressalta a relevância dos achados dos estudos para a área de Engenharia de Produção. “Publicizar esses trabalhos traz não apenas reconhecimento para a Univasf, mas também beneficia a comunidade científica de Engenharia de Produção com novas descobertas na pesquisa operacional. Além disso, o curso terá um acervo de pesquisas que podem ser utilizadas em sala de aula para discussões e aprimoramentos, auxiliando os estudantes em outros projetos. Eles terão mais informações e estudos de caso à disposição, que podem ser utilizados, por exemplo, para otimizar processos e modelar produções de bens e serviços", diz o docente.

O Encontro Nacional de Engenharia de Produção (ENEGEP) está na 44ª edição, sendo considerado o maior evento nacional da área de Engenharia de Produção e um dos principais divulgadores da produção técnica e científica da área. É organizado pela Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO) e reúne pesquisadores, professores e estudantes, empresários, consultores, engenheiros, administradores e demais profissionais da área.