Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes do curso de Química da Univasf apresentam 11 trabalhos no V Congresso Nacional de Educação

publicado: 17/10/2018 14h39 última modificação: 17/10/2018 14h39
Jaislane Ribeiro

Estudantes do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Campus Serra da Capivara (PI), tiveram 11 trabalhos acadêmicos aprovados para o V Congresso Nacional de Educação (Conedu), que inicia hoje (17) e segue até sábado (20), no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda (PE). Vinte e sete estudantes da primeira turma, que concluíram o 2º semestre do curso, irão apresentar os trabalhos durante o evento.

O grupo estará acompanhado dos docentes que orientaram a realização dos trabalhos, elaborados como atividades das disciplinas de Organização da Educação Básica no Brasil, ministrada pelo professor Givanildo da Silva; e Pesquisa Aplicada ao Ensino da Química, ministrada pelo docente Thiago Pereira da Silva, ambos do Colegiado de Química.

A pesquisa desenvolvida pelos alunos da disciplina Organização da Educação Básica no Brasil teve como objetivo compreender a organização da educação básica a partir da visão dos gestores de escolas. O trabalho foi realizado por 25 discentes, divididos em cinco grupos. Cada equipe ficou responsável por fazer um diagnóstico em escolas localizadas nos municípios de São Raimundo Nonato, São Lourenço do Piauí e Anísio de Abreu.

Já o trabalho realizado pelos estudantes da disciplina ‘Pesquisas Aplicadas ao Ensino de Química’ teve como propósito estudar linhas de pesquisa na área de ensino de Química como: História e filosofia da ciência no ensino de Química; Uso de modelos e estudo de caso no ensino de Química e outros temas. Os alunos realizaram um levantamento de dados em escolas públicas das cidades de São Raimundo Nonato e São Lourenço do Piauí.

O professor Givanildo da Silva ressalta que a participação dos estudantes de Química no Congresso Nacional de Educação possibilitará momentos de troca de experiência. “Cerca de seis mil pessoas irão participar do evento. Será uma oportunidade de mostrar experiências educacionais que estão sendo vivenciadas em algumas escolas do Piauí. Vamos apresentar o nosso papel enquanto Universidade, que é causar uma reflexão”, pontua.

Para o docente Thiago Pereira, o grande número de trabalhos aprovados para o evento é um resultado importante para o curso, implantado há um ano. “Incluir nossos alunos no universo da pesquisa influencia diretamente na qualificação do profissional que almejamos ter, oportunizando que estes estudantes tenham mais contato com a escrita acadêmica e aprendam a dialogar e problematizar com os referenciais teóricos da nossa comunidade científica”, observa.

O Conedu tem como objetivo discutir as vivências educacionais entre profissionais com diferentes atuações. Outro foco do congresso é promover o debate sobre experiências educadoras das escolas e universidades, além de apresentar as principais discussões que estão sendo desenvolvidas no campo da educação. O evento tem como público alvo pesquisadores, alunos do ensino médio e técnico, discentes de graduação e pós-graduação, professores da educação básica, docentes de ensino superior e profissionais.