Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes e servidores da Univasf participam das atividades da X Scientex, que se encerra hoje (6)

publicado: 06/12/2017 15h55 última modificação: 06/12/2017 15h55
João Pedro Ramalho
Exibir carrossel de imagens Ludimilla Andrade As salas de aula, o Bloco de Artes Visuais e o Complexo Multieventos receberam diversas atividades.

O Campus Juazeiro (BA) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) é palco, desde segunda-feira (4), da X Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (Scientex). O evento tem o tema “Multiplicando Saberes no Sertão” e busca apresentar e discutir a produção de estudantes, professores e técnico-administrativos em educação dos seis campi da Univasf. Ontem (5), as salas de aula, o Bloco de Artes Visuais e o Complexo Multieventos receberam diversas atividades, como oficinas, minicursos, apresentações de trabalhos de extensão, pesquisa, pós-graduação e monitoria, mesas redondas e palestras. A programação segue até hoje (6).

Alana Batista é estudante do 3º período do curso de Ciências da Natureza, em Senhor do Bonfim (BA). Na manhã de ontem, assistiu ao minicurso “Metodologias ativas de aprendizagem: por que continuar com a aula tradicional?” e compareceu à mesa redonda "Pibid-Univasf: contribuições e perspectivas", sobre o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência. A discente avaliou positivamente a programação da Scientex. “O minicurso falou sobre utilizar formas melhores de ensinar, que prendam mais os alunos. Já o Pibid é um programa que tem o objetivo de preparar professores e eu acho importante a gente ter essa base desde o começo. Tudo isso vai me ajudar muito na minha formação de professora”, afirmou.

Já os discentes José Danrley Silva, do 9º período de Engenharia Civil, e Paula Barros, do 7º semestre da mesma graduação, participaram da IX Mostra de Monitoria e Tutoria. Os dois atuam como monitores de duas disciplinas do curso e compartilharam os resultados do trabalho realizado no semestre 2017.1. Eles acreditam que a apresentação na Scientex possibilita a troca de experiências e o aprimoramento das atividades dos monitores. “Isso mostra também que são projetos válidos. Muita gente acha que a monitoria é um investimento que a universidade faz que não vale a pena, mas vale, porque muitos alunos precisam dessa ferramenta para poder seguir no curso”, explicou Paula.

Breno Silva da Paixão é estudante do 5º período de Ecologia do Campus Senhor do Bonfim (BA) da Univasf e esteve ontem na XII Mostra de Extensão, apresentando o trabalho “Licuri, palmeira fundamental para subsistência do sertanejo: estratégias de propagação e manejo sustentável”. Ele contou que é sua primeira vez na Scientex e que gostou da interação com pessoas de outros cursos. “O evento tem várias mostras sobre o que os outros campi fazem de pesquisa e extensão, então a gente consegue interagir mais e saber o que a Univasf está fazendo”, declarou o estudante.

A Mostra de Extensão retornou a Juazeiro pela primeira vez desde 2013, após se tornar itinerante e ter sido realizada nos campi Serra da Capivara (PI), Senhor do Bonfim e Paulo Afonso (BA). O diretor de Extensão da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), Wagner Félix, afirmou que este é um momento de diálogo entre os membros da comunidade acadêmica. “Nós estamos trazendo para dentro da Universidade o que está sendo feito pelos nossos extensionistas, tanto bolsistas como professores, permitindo mostrar aos que estão dentro da Universidade o que é realizado fora dela”, reitera o diretor.

Outras atividades que integram a programação da X Scientex são a XII Jornada de Iniciação Científica; a VI Jornada de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação; a VI Mostra de Pós-Graduação; a VI Mostra do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET); a VI Mostra de Iniciação à Docência e o IV Encontro de Práticas de Ensino Superior. O evento é organizado pela Proex e pelas Pró-Reitorias de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPPGI) e de Ensino (Proen) da Univasf.