Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes exploram vestígios da fauna da Caatinga em oficina ministrada pelo Cemafauna na SNCT 2024

publicado: 21/10/2024 12h00 última modificação: 21/10/2024 12h03

Oficina ministrada pelo médico veterinário Fabrício Silva, do Cemafauna. Fotos: Jaquelyne Costa e Rovani Araújo.

O Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) marcou presença na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) promovida pelo Sesc Petrolina, em parceria com o IF Sertão – Campus Petrolina, oferecendo uma rica experiência científica e educativa de 16 a 18 deste mês. O evento, que acontece anualmente, recebeu turmas de escolas municipais e estudantes do próprio IF para visitar o estande do Cemafauna e participar de atividades interativas.

Um dos destaques da programação foi a oficina ministrada pelo médico veterinário Fabrício Silva, do Cemafauna, com o tema “Identificando vestígios de mamíferos na Caatinga”. A atividade despertou o interesse dos estudantes ao apresentar técnicas de identificação de pegadas, fezes e outros sinais deixados por animais da fauna local, reforçando o papel essencial da educação científica na valorização do bioma Caatinga. “Abordar a identificação de vestígios da fauna da Caatinga é uma oportunidade ímpar para despertar nos estudantes o interesse pela nossa biodiversidade. É importante que eles compreendam que conhecer a fauna é fundamental para sua preservação. Além de ampliar o conhecimento científico, essas atividades aproximam a comunidade da nossa realidade ecológica e contribuem para a formação de profissionais comprometidos com o meio ambiente”, destacou Fabrício.

Além das oficinas e do estande, a programação envolveu visitas monitoradas, com a presença de alunos das escolas municipais e dos cursos técnicos do IF Sertão. Eles puderam interagir com o acervo do Cemafauna e entender mais sobre a importância das pesquisas realizadas na instituição. “A SNCT é uma iniciativa muito assertiva do Ministério da Educação, pois promove o compartilhamento de conhecimentos em todo o país. É muito positivo ter o IF como parte desse projeto, dando aos alunos experiências enriquecedoras. O tema deste ano, ‘Biomas do Brasil’, se conecta perfeitamente com nossa proposta interdisciplinar, especialmente ao tratar do bioma Caatinga. A oficina do Cemafauna aproxima os estudantes do saber acadêmico e das peculiaridades dos animais da região, contribuindo significativamente para a formação deles como futuros profissionais”, ressaltou Clésio.

Por: Assessoria de Comunicação do Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna/Univasf)