Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Evento da Univasf discute os saberes acadêmicos e populares a partir de hoje (20) em São Raimundo Nonato

publicado: 20/06/2017 09h43 última modificação: 20/06/2017 09h43
João Pedro Ramalho

A primeira semana do semestre letivo 2017.1 da Universidade Federal do Vale do são Francisco (Univasf) é marcada por diversas ações de recepção aos estudantes novatos. No Campus Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato (PI), o Diretório Acadêmico Descentralizado de Arqueologia e Preservação Patrimonial (D.A.A.P) irá promover o IV Ciclo de Debates D.A.A.P, a partir de hoje (20), às 14h. O evento tem como tema “Discursos científicos e saberes populares: diálogos e tensões entre academia e comunidades” e acontece até amanhã (21), no auditório da Univasf. Calouros, veteranos e comunidade acadêmica em geral, bem como a população local, podem participar das atividades, que são gratuitas.

Os debates serão realizados entre representantes de universidades e da comunidade local e o público presente. Na programação de hoje, irão integrar as discussões os professores do Colegiado de Arqueologia e Preservação Patrimonial (Carqueol) da Univasf, Leandro Mageste e Leandro Surya; a estudante do curso, Aldima Araujo; o professor do Colegiado de Antropologia da Univasf, José Jaime Freitas Macedo; e o representante das comunidades quilombolas Saco/Cortume, em São João do Piauí, Antônio Bispo dos Santos.

Em seu segundo dia, o evento também terá início às 14h. Os debates de amanhã terão a participação da professora do Carqueol, Vanessa Linke Salvio; dos professores de Antropologia, Camila Galan de Paula e Rainer Miranda Brito; do arqueólogo e professor colaborador do Colegiado de Ciências da Natureza (CCINAT) da Univasf, Antonio Carlos Ribeiro; e da técnica de assuntos educacionais do Instituto Federal do Piauí (IFPI), Jéssica Ribeiro.

O objetivo do IV Ciclo de Debates D.A.A.P é discutir os conflitos e as aproximações entre os saberes acadêmicos e populares. Os componentes das mesas irão discutir suas experiências de vida, as ciências que estudam, as formas de envolvimentos entre a universidade e a comunidade, entre outros assuntos. O evento também é uma oportunidade para que os estudantes que ingressam nesse semestre possam conhecer as discussões promovidas pela Universidade.

Semana de recepção – O evento realizado pelo D.A.A.P faz parte da semana de recepção aos calouros de Arqueologia e Preservação Patrimonial, que vem sendo promovida pelos veteranos desde o primeiro dia de aulas. Foram realizadas, ontem (19), uma roda de conversa e uma atividade de prospecção simulada. Além do ciclo de debates, a programação ainda deverá contar com atividades culturais, como a exibição de filme na próxima quinta-feira (22), às 20h, no Núcleo de Extensão da Univasf.