Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Evento de acolhimento aos estudantes acontece nos campi Sede e Senhor do Bonfim

Evento de acolhimento aos estudantes acontece nos campi Sede e Senhor do Bonfim

publicado: 21/02/2024 18h03 última modificação: 21/02/2024 18h03

Encontro de acolhimento será realizado em todos os campi pelo início do período 2023.2. Ontem, ocorreu no Campus Sede.

Para recepcionar os estudantes ingressantes e veteranos do período letivo 2023.2 da graduação, a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) realiza, ao longo das próximas semanas, encontros de acolhimento nos campi. O primeiro ocorreu ontem (20) pela manhã e à noite, no auditório da biblioteca do Campus Sede, em Petrolina (PE) e contou com a participação de estudantes de diferentes cursos. Hoje (21), o encontro acontece no Campus Senhor do Bonfim (BA).

O evento faz parte de uma programação organizada pela Pró-Reitoria de Ensino (Proen), que realizará um encontro em cada campus da Univasf com o intuito de promover um momento de acolhimento e integração aos discentes. Participam dos encontros representantes de diversos setores. No evento realizado no Campus Sede, estiveram presentes representantes das Pró-Reitorias de Ensino (Proen), de Extensão (Proex), de Assistência Estudantil (Proae), de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PRPPGI), das Secretarias de Registro e Controle Acadêmico (SRCA) e de Tecnologia da Informação (STI), entre outros setores.

Para o estudante do curso de Psicologia Lucas Israel Alves Santos, a recepção foi fundamental para iniciar o novo ciclo com tranquilidade. “Foi um momento de acolhimento muito importante para nós calouros, principalmente para aqueles que vêm de fora se sentirem seguros e acolhidos dentro da universidade”, relata o ingressante.

A estudante Maria Luisa Menezes de Barros, também ingressante de Psicologia, acredita que o encontro foi uma oportunidade de se familiarizar com o curso e poder conversar com a coordenadora. “Um momento como esse é importante por ser uma forma da gente não cair de paraquedas na universidade, ainda mais tendo alguém para nos encontrar e tirar nossas dúvidas. Assim nos sentimos acolhidos”, comenta a discente.

O professor Nilton de Almeida Araújo, do Colegiado de Ciências Sociais da Univasf, esteve presente ao evento durante a manhã para conversar com os estudantes e compartilhar suas experiências na Universidade. Ele acredita que momentos como este devem ser repetidos ao longo do semestre para fortalecer a integração. “Este encontro é importante para que as novas turmas tenham esse primeiro contato com os setores da universidade e possam interagir com os outros estudantes, mas também é importante que a gente faça ações parecidas ao longo do semestre”, comenta o professor.

Hoje (21) à noite, as equipes das pró-reitorias e setores administrativos estarão no Campus Senhor do Bonfim, onde participam da programação da Semana de Integração 2023.2, organizada pelo Colegiado de Ciências da Natureza. O evento de acolhimento também será realizado nos campi Juazeiro (22/02), Salgueiro (27/02), Paulo Afonso (28/02), Ciências Agrárias (29/02) e Serra da Capivara (05/03).

A pró-reitora de Extensão, Michelle Araújo, destaca que o encontro de acolhimento é realizado com o intuito de apresentar a Universidade aos ingressantes, assim como mostrar as possibilidades de vivências acadêmicas que eles poderão ter ao longo da formação superior. “Os encontros foram planejados para que possamos dialogar melhor com os estudantes, especialmente os que estão chegando à Univasf agora, falar sobre o que eles irão vivenciar aqui, o que podem aproveitar e como serão suas vidas aqui dentro da Universidade”, afirma docente.