Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Evento de recepção aos calouros acontece no Campus Sede

Evento de recepção aos calouros acontece no Campus Sede

publicado: 08/08/2024 11h58 última modificação: 08/08/2024 12h04

Recepção aos Calouros realizada no Campus Ciências Agrárias.

Conhecer os setores administrativos da universidade é fundamental para que os estudantes possam usufruir dos benefícios disponibilizados durante a jornada acadêmica. Com o objetivo de fornecer informação e acolhimento aos calouros, a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) está realizando uma semana de recepção em todos os campi. A programação teve início na última segunda-feira (5) no Campus Senhor do Bonfim, com a presença do reitor Telio Nobre Leite. Na terça-feira (6), foi realizada a recepção aos ingressantes dos cursos dos Campi Sede, no Cineteatro, e Ciências Agrárias, no auditório do Cemafauna, e ontem (7), houve o acolhimento aos estudantes do Campus Juazeiro, no Complexo Multieventos.

Os encontros contam com a presença de representantes das Pró-Reitorias de Ensino (Proen), Assistência Estudantil (Proae), Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPPGI), das Secretarias de Registro e Controle Acadêmico (SRCA) e Tecnologia da Informação (STI), do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) e da Coordenação de Políticas Afirmativas, Diversidade e Inclusão (Cpadi).

A ingressante do curso de Psicologia Ana Alice Gonzaga acredita que a recepção é importante por proporcionar uma integração com os novos colegas e pelas informações obtidas sobre o funcionamento da Universidade através dos servidores. “Tem sido muito importante esse acolhimento que os nossos veteranos, professores e servidores estão nos dando. Também tenho muitas expectativas sobre o curso. A Universidade é muito bem estruturada, com ótimas salas, laboratórios, então acredito que vá atender às nossas demandas”, disse a estudante.

Turma 2024.1 do curso de Psicologia do Campus Sede.

Para seguir o sonho de estudar em uma universidade pública, Raíssa França Souza veio de Remanso (BA) para cursar Psicologia. Na opinião da estudante, esse momento de acolhimento é essencial para o seu desenvolvimento durante a graduação. “Está sendo maravilhoso passar por tudo isso, porque era o meu sonho e Psicologia é um curso de grande crescimento pessoal. Eu vejo que daqui para frente, durante o curso, vou crescer bastante com a ajuda dos meus novos colegas, veteranos e professores”, contou Raíssa.

No semestre anterior, o estudante do 2º período de Psicologia, Gabriel Felix Aguiar Lima Oliveira, esteve no lugar das ingressantes e agora faz parte da comissão de acolhimento. Ele descreveu o ingresso na Universidade como um período de aprendizado e encantamento, o que está sendo possível reviver através dos novos colegas. “Esse momento de recepção tem sido bastante positivo, porque a troca inicial é muito importante para o curso e os calouros. A troca de informações, conhecer pessoas diferentes e ainda temos a possibilidade de passar adiante coisas que nós aprendemos quando estávamos no lugar deles. É legal ver esse encantamento deles”, comentou o estudante.

A importância das informações obtidas no evento de acolhimento também foram destacadas pela ingressante Fábia Laís Gomes Amorim, do curso de Engenharia Agronômica. “Foram muitas informações importantes, mas achei isso muito bom para a gente conhecer os órgãos que trabalham em prol dos estudantes na Universidade”, disse.

Para a professora Fernanda Melo Pereira Taran, vice-coordenadora do curso de Zootecnia, a recepção aos novos estudantes é essencial para que eles se sintam acolhidos e possam se familiarizar com alguns setores e trâmites relacionados à vida acadêmica. “É um momento muito importante na vida dos estudantes e já chegar sabendo um pouco sobre a Instituição e o que ela tem a oferecer em termos de assistência e serviços faz com eles se sintam bem acolhidos”, observou a docente.

A programação das recepções aos calouros seguirá até o dia 15 de agosto, com a participação das equipes das pró-reitorias e outros setores administrativos. Hoje (8), o encontro acontece no Campus Salgueiro, a partir das 13h, e a dos estudantes do Campus Serra da Capivara será realizada no dia 15 de agosto, em dois momentos: às 8h e às 18h.