Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Exame Nacional de Acesso para o Profmat será realizado na Univasf amanhã (21)

Exame Nacional de Acesso para o Profmat será realizado na Univasf amanhã (21)

publicado: 20/10/2017 15h06 última modificação: 20/10/2017 15h06
Mônica Santos

Será realizado, neste sábado (21), na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), o Exame Nacional de Acesso (ENA) para ingresso no Mestrado Profissional em Matemática (Profmat) em 2018. A prova acontecerá das 13h às 16h, no Bloco dos Colegiados do Campus Juazeiro (BA). São ofertadas 15 vagas, duas das quais são destinadas aos servidores Técnico-Administrativos em Educação (TAEs), e há 228 candidatos inscritos.

Os candidatos devem levar um documento original com foto e a cópia do protocolo de inscrição. Cerca de 70% dos inscritos atuam como professores de Matemática em escolas públicas da rede municipal ou estadual de ensino, em vários estados do Nordeste. O resultado do exame será divulgado em 6 de novembro.

O exame é elaborado pela Comissão Acadêmica Nacional do Profmat e seu objetivo é aferir o domínio matemático necessário para o ingresso no programa. A prova consiste em 30 questões de múltipla escolha sobre temas da matemática básica como proporcionalidade e porcentagem; equações de primeiro grau; equações de segundo grau; teorema de Pitágoras; áreas; razões trigonométricas; métodos de contagem; probabilidade; noções de estatística e triângulos.

O Profmat é um programa de mestrado semipresencial na área de Matemática com oferta nacional, que visa atender professores de Matemática em exercício na educação básica, especialmente de escolas públicas. Seu intuito é aprimorar a formação dos profissionais e aprofundar o conteúdo matemático, tornando-o relevante para a docência.