Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será realizado neste fim de semana nos Campi Petrolina Centro e Senhor do Bonfim

Notícias

Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será realizado neste fim de semana nos Campi Petrolina Centro e Senhor do Bonfim

publicado: 04/11/2016 13h21 última modificação: 04/11/2016 13h21
Lucas Sobreira

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016 será realizado sábado (5) e domingo (6) para candidatos de todo o país. A prova terá início a partir das 13h30 pelo horário de Brasília (12h30 horário local), mas os portões estarão abertos entre 12h e 13h pelo horário de Brasília (11h e 12h horário local). Na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), as provas do Enem serão aplicadas nos campi Petrolina Centro (PE) e Senhor do Bonfim (BA). Para ingressar em um dos 27 cursos de graduação da Univasf em 2017, os candidatos interessados devem fazer a prova desta edição do Enem. 

A prova do Enem é requisito para ter acesso à educação superior e profissional em Instituições de Ensino Superior (IFES), cujos processos seletivos ocorrem por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a exemplo da Univasf. Outros programas do Ministério da Educação (MEC) somente podem ser pleiteados por candidatos que tenham feito o Enem, entre eles o Ciência sem Fronteiras (CsF). 

O local de prova consta no Cartão de Confirmação da Inscrição do candidato, disponível na Página do Participante no site de Enem. Para fazer o exame, os participantes devem levar caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, documento de identificação original com foto válido. Não será permitido o uso de lápis, boné, relógio, celular e calculadora. A organização do Enem recomenda que os estudantes usem roupas leves e levem comida e água para o exame, que serão revistadas na entrada. 

No primeiro dia do Enem, os candidatos deverão responder questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. No segundo dia do exame, serão as questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias e elaboração de uma Redação. No segundo dia, também será feita a prova de Língua Estrangeira, segundo a opção feita pelo participante no momento da inscrição no Enem. 

Processo Seletivo para Univasf - A Univasf utiliza integralmente a nota do Enem por meio do Sisu como forma de seleção de estudantes para ingresso nos cursos de graduação presenciais ofertados pela instituição. O Processo Seletivo para Ingresso nos Cursos de Graduação Presenciais da Univasf (PS-ICG 2017) terá seu edital divulgado até o início de dezembro.