Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Exercícios de criatividade marcam primeiro dia da Oficina de Quadrinhos com Alberto Pessoa

publicado: 06/07/2022 15h24 última modificação: 06/07/2022 15h24
Júlia R. Mendes

A manhã dessa quarta-feira (6) na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) iniciou de uma forma diferente: repleta de diversão, criatividade e desenhos. Estudantes se debruçaram sobre as mesas com o intuito de exercitar a produção de histórias em quadrinhos. Sob a assistência do artista Alberto Pessoa, o primeiro dia da Oficina de Quadrinhos, promovida pela Diretoria de Arte, Cultura e Ações Comunitárias (Dacc), aconteceu hoje no Cineteatro da Univasf, localizado no Campus Sede, em Petrolina (PE), e contou com a participação de jovens apreciadores do desenho.

No primeiro dia de oficina, destinado aos inscritos de 14 a 18 anos, Pessoa contou para os participantes sobre a sua obra e o processo de criação das suas histórias. Os participantes realizaram dois exercícios, a partir de uma ideia base proposta pelo artista, para treinar a criatividade e a produção de dois formatos de quadrinhos: a tira, formato comum no meio digital, e uma página de quadrinhos, que é comum em revistas. “Eu quero que eles brinquem com essas duas situações, sendo uma ideia mais restrita e uma página para soltar a criatividade”, ressalta o autor.

A jovem de 15 anos Letícia Gabriela já tem afinidade com o mundo dos desenhos, mas não com o formato das histórias em quadrinhos. “Para mim, esse momento é importante para usar a minha criatividade e explorar algo novo é sempre legal”. A discente do curso de Artes Visuais da Univasf Maysa Castro conta que estará presente no segundo dia de atividades, que será realizado amanhã (7). “Eu já desenho há muito tempo e vim para entender o conceito de criação dos quadrinhos, para ajudar a me organizar”, diz Maysa.

Alberto Pessoa conta que no segundo dia de atividade, voltado para o público com mais de 18 anos, será abordada a parte de dispositivos digitais e técnicas de desenho, além da parte prática. “É de grande relevância apresentar aos interessados pelo mundo do desenho que é possível trabalhar na área. Além disso, proporcionar para os acadêmicos um momento para dialogar com um profissional que tem experiência no meio acadêmico e no mercado”, observa.

A realização da oficina está vinculada à exposição “Entre imagem e palavra – Quadrinhos de Alberto Pessoa”, que está em cartaz no hall da Reitoria, no Campus Sede da Univasf. A mostra é composta por histórias do artista Alberto Pessoa com inspirações na literatura e nas histórias de terror.