Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Exposição “Ciência através da arte: seleção de artistas da Laic” está em cartaz na Univasf

publicado: 31/03/2023 11h24 última modificação: 31/03/2023 11h24
Júlia Mendes

Com mais de 130 ilustrações científicas, entre desenhos botânicos, zoológicos e micológicos, a exposição “Ciência através da arte: seleção de artistas da Laic” está em cartaz na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). As obras apresentam espécies da fauna e flora local, além de espécies estrangeiras. Realizada em parceria entre a Diretoria de Arte, Cultura e Ações Comunitárias (Dacc) da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e a Liga Acadêmica (LA) de Ilustração Científica (Laic), a mostra ficará aberta para visitação até 12 de maio, no hall da Reitoria, no Campus Sede, em Petrolina (PE).

As ilustrações científicas são imagens que comunicam visualmente, de forma clara e concisa, elementos importantes de um determinado objeto de estudo. Para compor a exposição, foram escolhidas imagens, coloridas e em tons de cinza, de árvores, flores, frutos, mamíferos, répteis, insetos, cogumelos e outros fungos. Os desenhos foram desenvolvidos pelos membros e colaboradores da Laic, composta por estudantes, docentes e profissionais de diferentes áreas, como biologia, agronomia, artes e outras.

O presidente da Laic, Adhan Gabriel Carvalho de Siqueira, discente do curso de Ciências Biológicas da Univasf, conta que a exposição é uma forma de tornar o trabalho da liga mais acessível para os mais variados públicos, dentro e fora da Univasf. “A mostra também é uma forma de chamar atenção dos calouros para a existência da liga e das oportunidades que a participação nesse projeto pode trazer. A liga é um espaço de troca constante entre estudantes de diferentes cursos, que juntos constroem conhecimento”, ressalta.

Para ele, é importante proporcionar momentos de troca entre a comunidade e a Universidade. “A ilustração científica é uma forma eficiente de democratizar o conhecimento. As imagens são pensadas para comunicar, de forma clara e concisa, as informações acerca de uma espécie ou estrutura, permitindo que mesmo quem não possua experiência com o tema representado consiga compreender as estruturas presentes no desenho”, finaliza o estudante.

A mostra faz parte das exposições viabilizadas pelo Edital de Ocupação de Espaços Expositivos da Univasf 2022-23 da Dacc. A diretora de Arte, Cultura e Ações Comunitárias da Univasf, Flora Romanelli Assumpção, professora do Colegiado de Artes Visuais, destaca que a realização de exposições de arte e cultura na Univasf objetiva criar diálogos entre a pesquisa acadêmica e os conhecimentos produzidos além dos muros da Universidade. “É importante mostrar pesquisas em desenvolvimento no âmbito da Universidade, em quaisquer áreas do conhecimento, para evidenciar o labor e os processos da pesquisa, com todos os seus percalços e etapas até suas conclusões e reverberações que originam novas investigações científicas, artísticas ou culturais”, afirma.