Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Exposição com ilustrações botânicas de espécies nativas da Caatinga será realizada no Campus Ciências Agrárias

publicado: 04/10/2022 11h35 última modificação: 04/10/2022 11h35
Karen Lima

Ilustrações botânicas de espécies nativas da Caatinga compõem exposição realizada pela Liga Acadêmica de Ilustração Científica (Laic) e o Núcleo de Ecologia e Monitoramento Ambiental (Nema) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). A exposição estará aberta para visitação gratuita nesta quinta (6) e sexta-feira (7), das 8h30 às 18h, no hall do Nema, que fica localizado no Campus Ciências Agrárias (CCA), em Petrolina (PE). Após esse período, a mostra seguirá para o bloco de salas de aula do CCA e ficará aberta entre os dias 10 e 14 de outubro, das 8h às 18h.

Com o objetivo de divulgar a biodiversidade da Caatinga, a exposição "Ilustrações Botânicas" conta com mais de 40 peças, entre desenhos artísticos e científicos, produzidos com diversas técnicas como desenho digital, lápis de cor, nanquim e aquarela. As obras são de autoria de membros da Laic, formada por estudantes dos colegiados de Ciências Biológicas e Artes Visuais da Univasf, e dos pesquisadores do Nema, Liliane Lima e Adeilson Melo.

Para compor a exposição, foram escolhidas ilustrações de espécies de árvores que formam o Bosque do Nema, localizado entre o Núcleo e o Centro de Estudo em Biologia Vegetal (Cebive). Entre elas, umburana (Amburana cearensis), aroeira (Astronium urundeuva), angico (Anadenanthera colubrina), baraúna (Schinopsis brasiliensis) e catingueira (Cenostigma pyramidale). Todas são nativas da Caatinga e muito comuns na região.

De acordo com a integrante da Laic e estagiária do Nema, Mávani Lima, que é estudante de Ciências Biológicas, a exposição proporciona conhecimento sobre espécies nativas e populares da Caatinga, além de ser uma oportunidade para conhecer a sede do Nema e o trabalho da Liga. "As ilustrações botânicas, além de bonitas, trazem informações importantes sobre as espécies. Determinadas plantas têm períodos de reprodução muito específicos, o que dificulta que suas flores sejam vistas, por exemplo, e na ilustração é possível", explica.