Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Exposição "Entre imagem e palavra - Quadrinhos de Ulisses Garcez" acontece na Univasf

publicado: 31/08/2022 10h08 última modificação: 31/08/2022 10h08
Renata Freitas

A exposição "Quadrinhos de Ulisses Garcez" reúne três HQs sobre temas diversos.

As tirinhas das Histórias em Quadrinhos (HQs) continuam em evidência no hall da Reitoria da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Campus Sede, em Petrolina (PE), numa nova exposição realizada pela Diretoria de Arte, Cultura e Ações Comunitárias (Dacc), da Pró-Reitoria de Extensão (Proex). A segunda mostra da série “Entre imagem e palavra”, lançada ontem (30), apresenta “Quadrinhos de Ulisses Garcez", com três HQs. A exposição ficará aberta para visitação até 16 de setembro, das 8h às 19h.

A mostra apresenta as HQs “Caiapós de Cara Azul”, o livro “A Semente e a Torre” e “Agropunk”, recém lançada por Ulisses Garcez, artista de formação acadêmica, bacharel e mestrando no Departamento de Artes Plásticas de Escola de Comunicações e Artes (ECA), da Universidade de São Paulo (USP). A obra de Garcez transita entre HQs, desenhos, pinturas em tela e intervenções em escala mural. As três histórias que compõem a exposição abordam temas diversos, com críticas à alienação da juventude, questões políticas e sociais, hábitos alimentares e destruição do meio ambiente, entre outros.

A curadora da exposição e diretora da Dacc, Flora Romanelli Assumpção, destaca que os desenhos de Garcez refletem as influências culturais da vida em São Paulo, desde o Rock’n Roll ao cinema e às HQs e fanzines. “Esta exposição é a segunda da série “Entre imagem e palavra”, na qual se propõe apresentar o debate sobre o lugar das Histórias em Quadrinhos nas Artes Visuais e na Literatura, agora através de obras do artista visual Ulisses Garcez”, afirma.

Ela ressalta a importância do evento para suscitar o debate em torno da inserção dos quadrinhos não só no circuito de arte, mas também nas universidades brasileiras. “O caráter algo marginal dos quadrinhos, principalmente no que se refere à formação e profissionalização, no entanto, não impede seu vigor e fortalecimento, por estar sempre nas graças do público, alheio aos impasses sobre autonomia ou interdependência das imagens diante das palavras para aquisição de força narrativa e visual", diz Flora no texto curatorial.

A realização da exposição “Entre imagem e palavra - Quadrinhos de Ulisses Garcez” contou com a participação do servidor Thiê Gomes dos Santos, na área administrativa e de revisão; e produção cultural e gráfica da estagiária Queliane S. Silva. A primeira mostra da série “Entre imagem e palavra” trouxe HQs do artista Alberto Pessoa e foi exibida entre junho e agosto, na Reitoria da Univasf.