Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Exposição fotográfica “Territórios da Agricultura” está em exibição na Univasf

Exposição fotográfica “Territórios da Agricultura” está em exibição na Univasf

publicado: 26/09/2022 12h39 última modificação: 26/09/2022 12h39
Júlia Mendes

A mostra "Territórios da Agricultura" acontece até 10 de outubro no hall da Reitoria.

Como a sua vida e de sua comunidade são impactadas pelo modo que seus alimentos são produzidos? Este é o questionamento principal da exposição fotográfica “Territórios da Agricultura” que está em exibição no hall da Reitoria da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), no Campus Sede, em Petrolina (PE). A mostra, que busca incentivar a cultura e estimular a produção local de alimentos, é composta por fotos dos moradores do Assentamento Terra da Liberdade realizando atividades de plantio e socialização. A visitação é gratuita e ficará aberta até o dia 10 de outubro, de segunda a sábado, das 9h às 17h30.

As 40 fotos que compõem a exposição foram tiradas durante as ações do projeto “Territórios da Agricultura”, desenvolvido pela Evoluir e Holy Cow Criações, com patrocínio da Bayer e parceria da Univasf. A realização da exposição contou com curadoria de Helen Almenara e produção e montagem de Alzyr Brasileiro. Também estão programadas rodas de conversa sobre fotografia nos dias 29 de setembro e 6 de outubro, às 10h, na Univasf.

As ações do projeto iniciaram no mês de abril com a implantação de uma unidade do Sistema Integrado para Produção de Alimentos (Sisteminha), projeto da Univasf coordenado pelo professor do Colegiado de Medicina Veterinária René Cordeiro, no Assentamento Terra da Liberdade. Durante oito meses, foram realizados encontros que buscaram trabalhar o cooperativismo, mediação de conflitos e disseminar informações sobre agroecologia.

A abertura do evento contou com a presença de estudantes do ensino fundamental.

Segundo o professor René Cordeiro, a ação é importante, pois aproximou a comunidade do assentamento da Universidade. “A Universidade conseguiu levar para essas pessoas a possibilidade de melhorar a segurança alimentar. A Univasf está cumprindo seu papel de sair dos muros e levar o conhecimento dessa tecnologia do Sisteminha, para que o pessoal do assentamento tenha um incremento de renda e de alimento do dia-a-dia”, enfatiza o docente, que ressalta que várias famílias irão usufruir do Sisteminha trabalhando, consumindo e vendendo os produtos gerados de forma colaborativa.

A coordenadora do Territórios da Agricultura, Mariana Monferdini, destaca que o projeto é viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e que tem o objetivo de fortalecer a comunidade. “O projeto busca mostrar para as comunidades, de forma cultural e artística, a importância de produzir o próprio alimento, por isso trazemos esse tópico em forma de exposição. As fotos e os painéis reforçam para os visitantes a importância dos assentamentos e da agricultura familiar”, pontua.