Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Exposição "Vazante: a épica teatral da Cia Biruta" inicia temporada no Campus Senhor do Bonfim

publicado: 28/11/2018 15h17 última modificação: 28/11/2018 15h17
Mayane Santos
Exibir carrossel de imagens O lançamento da Exposição no Campus Senhor do Bonfim acontecerá nesta sexta-feira (30).

Contribuir para a construção da memória de uma década de trajetória dedicada a viver de arte e para a arte. É este o objetivo da exposição "Vazante: a épica teatral da Cia Biruta". Após temporada no Campus Sede da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em Petrolina (PE), que aconteceu entre maio e novembro, a exposição segue para Senhor do Bonfim, onde ficará disponível para visitação até o dia 13 de fevereiro de 2019. O lançamento na cidade baiana acontecerá nesta sexta-feira (30), no 1° andar do Campus Senhor do Bonfim, às 17h, com vernissage e roda de conversa com os integrantes do grupo. A mostra continuará disponível para visitação gratuita, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Em "Vazante", são expostos acessórios utilizados nos espetáculos, como figurinos, bonecos e máscaras. Além disso, a mostra apresenta fotografias que retratam momentos importantes deste percurso de dez anos, a exemplo do processo de pesquisa em comunidades do médio São Francisco, com o intuito de observar as práticas populares tradicionais de danças e festas, como reisado, São Gonçalo, samba de reis, capim lêlê e pega de boi. Esse estudo resultou na experimentação cênica "Cenas Ribeirinhas”.

De acordo com a atriz e integrante da Cia Biruta, Cris Crispim, o lançamento da exposição em outros locais da região significa uma ampliação de diálogos entre realidades que possuem proximidades artísticas. Ao mesmo tempo, promove interações entre comunidade, universidade e pesquisador. "Essa relação se intensifica mais ainda em uma cidade como Senhor do Bonfim, que possui uma graduação em Teatro, o que permite que essa retroalimentação no pensar e fazer artístico se estreite ainda mais", ressalta.

A exposição é realizada pela Diretoria de Arte, Cultura e Ações Comunitárias (DACC), da Pró-Reitoria de Extensão (Proex). Segundo Thiê Gomes, membro da equipe organizadora, "Vazante" inaugurou um novo formato de mostras de arte desenvolvidas pela instituição, através da inserção de objetos tridimensionais. "Além disso, não é a primeira vez que estreamos exposições em outros campi, mas é a primeira vez que circulamos em outros espaços com essas novas configurações expositivas", destaca.

A Cia Biruta de Teatro desenvolve, desde 2008, espetáculos teatrais, a partir da estreia de Maria Minhoca, adaptado do texto da escritora e dramaturga Maria Clara Machado. Títulos como “O Mágico de Oz”, “Histórias de Cascudo”, “Cenas Ribeirinhas” e “Chico e Flor contra os monstros na Ilha do Fogo” (premiado no Festival de Teatro Janeiro de Grandes Espetáculos, em Recife-PE) também marcam a trajetória do grupo. Em 2017, estreou o “Processo Medusa”, que aborda a temática da cultura do estupro, e que foi desenvolvido em conjunto com adolescentes, jovens e adultos por meio de ocupação artística da Cia Biruta no CEU das Águas, localizado no bairro Rio Corrente, em Petrolina (PE).