Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Farmácia Universitária será implementada pela Univasf em parceria com prefeitura de Juazeiro

publicado: 11/09/2023 12h56 última modificação: 11/09/2023 12h56

Protocolo de Intenções foi assinado na reinauguração da Farmácia Central de Juazeiro. /Fotos: Arquivo pessoal

Uma colaboração entre a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e a prefeitura municipal de Juazeiro, por meio da Secretaria de Saúde, possibilitará a criação da Farmácia Universitária (FU), um equipamento que oferecerá serviços de saúde à população e funcionará como um ambiente de prática de ensino, extensão e pesquisa do curso de Farmácia. O reitor da Univasf, Telio Nobre Leite, e a prefeita de Juazeiro, Suzana Ramos, assinaram o Protocolo de Intenções formalizando a parceria, durante a reinauguração da Farmácia Central da cidade, realizada no dia 31 de agosto.

Também estiveram presentes à solenidade o coordenador do Colegiado de Farmácia (Cfarm), David Neri; a coordenadora da comissão da Farmácia Universitária e professora do Cfarm, Joyce Gonsalves; o farmacêutico do Hospital Universitário (HU-Univasf) Felipe Santana de Medeiros, que também integra a comissão da Farmácia Universitária; e o secretário municipal de Saúde, Allan Jones de Carvalho Oliveira Costa. A Farmácia Universitária será destinada à vivência das práticas farmacêuticas e campo obrigatório de estágio curricular dos estudantes de graduação da Univasf.

A elaboração do projeto para implementação da FU, primeiro estabelecimento dessa área na região, começou em 2010. Segundo a professora Joyce Gonsalves, através do campo de estágio e das ações que serão desenvolvidas na FU, os discentes poderão expandir suas habilidades profissionais com a prática realística de ação e atuação do farmacêutico na saúde da população assistida pelo projeto. “Esta parceria permitirá a aplicação dos conceitos teóricos adquiridos pelos estudantes na atuação profissional farmacêutica; além do contato direto, ainda na graduação, com pacientes reais e problemas de saúde reais”, destaca.

Professores Joyce Gonsalves e David Neri na solenidade: Farmácia Universitária será campo de estágio e de atividades de ensino.

Entre as atividades que serão desenvolvidas pelos discentes participantes do projeto estão promover assistência farmacêutica, com a conferência e dispensação dos medicamentos; controle de estoques e medicamentos controlados; na atenção farmacêutica, no consultório farmacêutico com prestação de serviços clínicos; e na educação farmacêutica, com palestras, rodas de conversa e ensino sobre como usar os medicamentos e as particularidades de cada terapêutica. Os estudantes serão supervisionados por farmacêuticos do quadro de funcionários do município e por residentes em Programas de Residência em Saúde da Família. Eles também contarão com a orientação dos docentes do Cfarm que poderão executar projetos assistenciais em farmácia.

O coordenador do Cfarm, David Neri, destaca que a Farmácia Universitária oferecerá aos discentes do curso um ambiente de aprendizado prático. “O projeto permitirá aos estudantes desenvolver competências para o cuidado em saúde, constituindo um cenário de vivência profissional que reforçará o processo de ensino-aprendizagem, proporcionando uma qualificação profissional articulada ao contexto social”, afirma o coordenador.

O Acordo de Cooperação Técnica, que irá determinar o papel de cada ente envolvido no projeto da Farmácia Universitária, está em fase de elaboração. As atividades da FU terão início após a assinatura do acordo, previsto para ocorrer nos próximos meses.