Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Feira Chico Ciência prorroga até 10 de outubro prazo para submissão de trabalhos

publicado: 03/10/2023 11h30 última modificação: 03/10/2023 11h30

O Espaço Arte, Ciência e Cultura (EACC), da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), prorrogou as inscrições para submissão de trabalhos para a Feira Chico Ciência, que acontecerá de 18 a 20 de outubro, na unidade de Petrolina do Serviço Social do Comércio (Sesc). Com o tema “O Rio São Francisco e suas Margens”, o evento visa à apresentação de projetos sobre o rio São Francisco, sua fauna, flora, cultura ou história, desde que se pautem em conceitos de sustentabilidade. Podem participar estudantes matriculados em instituição de ensino estadual, federal ou privada, que estejam entre o 5º ano do Ensino Fundamental e o 3º ano do Ensino Médio. O prazo para submissão foi prorrogado até o dia 10 de outubro.

Os interessados devem se inscrever através de formulário eletrônico. As inscrições devem ser feitas por equipes compostas por três estudantes e contar com, no máximo, dois professores orientadores. Equipes mistas entre os anos podem ser formadas, desde que sejam da mesma escola. Os projetos podem ser inscritos em três categorias: Chico Sciences, na qual podem se inscrever trabalhos das áreas de ciências exatas, físicas, biológicas, químicas, sociais etc.; Chiquemáticas, categoria na qual a equipe deve ser formada apenas por mulheres e ter projeto na área das ciências exatas; e Chico Inova, na qual devem ser inscritos projetos inovadores, com novas ideias, produtos ou serviços, que inovem no conceito ou na abordagem. Todas as regras para participação estão disponíveis no link.

Serão premiadas as três primeiras equipes na categoria Chico Sciences e as primeiras colocadas nas categoria Chiquemáticas e Chico Inova, totalizando cinco equipes premiadas. As equipes vencedoras receberão bolsas de iniciação científica júnior (ICJ) para o aprimoramento de seus projetos, com a orientação de professores da Univasf nas respectivas áreas vencedoras, ao longo de quatro meses. Os componentes das cinco primeiras equipes colocadas na categoria Chico Sciences, bem como os integrantes das três primeiras equipes colocadas nas categorias Chiquemáticas e Chico Inova, receberão medalhas. Todos os participantes da feira receberão certificados de participação no evento.

A premiação para os primeiros colocados também inclui o financiamento de até R$ 1,5 mil em material para a execução do projeto apresentado na Chico Ciência. Alunos do terceiro ano do ensino médio não poderão receber as bolsas, por já estarem formados no ano seguinte. O EACC realizou um curso em junho para capacitar os professores das escolas que desejam participar da feira quanto às metodologias científicas, temas e exequibilidades das propostas, que pode ser assistido no canal do Espaço no YouTube.

A realização da Feira Chico Ciência é uma parceria entre EACC e Sesc e tem o apoio do Núcleo de Ecologia e Monitoramento Ambiental (Nema), do Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga) da Univasf e da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe), além do financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).