Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Fórum de Mobilização Antimanicomial começa amanhã (15) com discussões sobre defesa do cuidado, da liberdade e da atenção psicossocial

Notícias

Fórum de Mobilização Antimanicomial começa amanhã (15) com discussões sobre defesa do cuidado, da liberdade e da atenção psicossocial

publicado: 14/05/2018 14h53 última modificação: 16/05/2018 14h55
Mônica Santos

Com o tema: “Pelo cuidado em liberdade: na luta vamos viver”, começará amanhã (15) a 8ª edição do Fórum de Mobilização Antimanicomial (FMA) do Sertão do Submédio São Francisco. O evento, organizado pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), por meio do Núcleo de Mobilização Antimanicomial do Sertão (Numans), será realizado até quinta-feira (17), no Complexo Multieventos, no Campus Juazeiro da Univasf, e conta com cerca de 900 inscritos.

O fórum terá em sua programação a 5ª Mostra de Atenção Psicossocial, com apresentação de trabalhos sobre saúde mental nos ciclos de vida; saúde mental na formação e ensino; saúde mental com as populações vulneráveis; atenção básica; integralidade do cuidado; sobre as Redes de Ação Política pela Sustentabilidade (Raps), entre outros. Além disso, compõem a programação oficinas, rodas narrativas, intervenções artísticas e ágoras, que são espaços para explanação e debate de temas como a defesa da democracia e o fortalecimento do protagonismo de usuários do Serviço de Atenção Psicossocial.

De acordo com Bárbara Cabral, professora do Colegiado de Psicologia e uma das organizadoras do evento, o diferencial desta edição do FMA é o enfoque feminino/feminista da programação. “Teremos a programação composta basicamente por mulheres para enaltecer o protagonismo feminino e levantar também a discussão de gênero, não com arbitrariedade e autoritarismo, mas no intuito de valorizar todo o trabalho que está sendo desenvolvido por mulheres e que, em muitos casos, não é levado em conta”, afirma.

Outro ponto da programação que Bárbara ressalta é a participação ativa de usuários dos Serviços de Atenção Psicossocial, a fim de democratizar o acesso à Universidade com debates, acordos e reafirmação de princípios. Dessa forma, pretende-se descontruir a ideia de que pessoas com transtornos psíquicos são violentas e necessitam de exclusão. 

“O fórum, além de um evento científico é um evento político em prol da defesa do cuidado e da liberdade. Nosso objetivo é criar um circuito de cuidado e qualificação profissional para discutir que é preciso pensar uma reforma psiquiátrica que leve em conta a atenção psicossocial e mostrar, assim, que é possível ter um Sertão sem manicômios”, conclui a professora.