Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Fórum Popular debaterá amanhã (25) concessão de serviço de transporte público em Petrolina

Notícias

Fórum Popular debaterá amanhã (25) concessão de serviço de transporte público em Petrolina

publicado: 24/04/2018 18h05 última modificação: 24/04/2018 18h05
Renata Freitas

O transporte coletivo será tema central de um Fórum Popular que acontecerá amanhã (25), na Câmara Municipal de Petrolina (PE), a partir das 15h. A concessão do serviço de transporte público para os próximos 30 anos na cidade motivou o evento, que deverá discutir, entre outros assuntos, a necessidade de criação de linhas de ônibus para atender a região onde está localizado o Campus Ciências Agrárias (CCA), da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). O Fórum é aberto a toda a sociedade e a expectativa é que a comunidade acadêmica da Univasf esteja presente para debater o assunto.

O pró-reitor de Assistência Estudantil da Univasf, Clébio Pereira Ferreira, frisa que é importante a participação de toda a comunidade acadêmica e, em especial, dos estudantes e de suas entidades representativas. Na reunião de amanhã, o diretor de Restaurantes, Bolsas e Auxílios da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae), Marcelo Mousinho, irá representar a Univasf.

“Precisamos estar presentes para expor a demanda de transporte público para aquela região da cidade de Petrolina, pois o número de estudantes que se deslocam para o CCA já é grande e irá crescer a cada ano”, diz Ferreira. De acordo com ele, atualmente, há 1,5 mil discentes circulando pelo CCA diariamente.

Desde 2014, devido à inexistência de linhas de ônibus municipais para fazer o transporte dos alunos para o CCA, a Univasf disponibiliza o Serviço de Transporte Estudantil Intercampi. Coordenado pela Proae, o serviço gera um alto custo para a instituição. A Proae já realizou um estudo com uma estimativa de crescimento do público no CCA e região circunvizinha, que foi entregue ao prefeito Miguel Coelho, durante reunião realizada em janeiro, na Prefeitura Municipal.

Iniciativa dos vereadores Gilmar Santos e Cristina Costa, ambos do Partido dos Trabalhadores (PT), o Fórum Popular visa ampliar o debate iniciado durante audiência pública realizada na última sexta-feira (20), também na Câmara, que discutiu a licitação para o serviço de transporte coletivo para os próximos 30 anos. A Univasf foi representada na audiência pelo pró-reitor Clébio Pereira Ferreira, que falou para os presentes sobre as demandas da instituição para o transporte público, especialmente para a região do CCA.