Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Furto de caminhão impede participação da equipe F-Carranca na 25ª Competição SAE Brasil AeroDesign

publicado: 05/11/2023 11h05 última modificação: 05/11/2023 11h05

O caminhão com três aeronaves da equipe F-Carranca, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), foi furtado durante a madrugada de sábado (4), na cidade de São José dos Campos, em São Paulo, onde o grupo participava da 25ª Competição SAE Brasil AeroDesign. Além dos aviões controlados por rádio, foram levados outros equipamentos utilizados pelo projeto de extensão. O caso foi registrado junto às polícias Civil e Federal e está em investigação.

O grupo chegou a participar da competição na sexta-feira (3) e participaria de mais uma bateria de voos no sábado. A competição acontece até hoje (5), no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos. O projeto é coordenado pelo professor do Colegiado de Engenharia Mecânica (CenMec) Luiz Mariano Pereira com o apoio professor José Bismark de Medeiros, também do CenMEc, e conta com 31 estudantes dos cursos de Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Engenharia da Computação. O F-Carranca já foi campeão na Competição SAE Brasil AeroDesign em 2019 e representou o Brasil na competição mundial em 2020.

A equipe F-Carranca publicou nota sobre o assunto, que segue abaixo, no seu perfil do Instagram:

“Na madrugada de sexta (03) para sábado (04), o caminhão oficial da equipe F-Carranca foi furtado em frente ao hotel Di Giulio, onde a equipe estava hospedada. No caminhão estavam todas as ferramentas, aeronaves e materiais da equipe. As autoridades já foram acionadas e as buscas estão sendo realizadas. A equipe agradece toda a solidariedade prestada nesse momento difícil pelas equipes participantes, comissão técnica e amigos, iremos nos reerguer.

Estamos realizando uma vaquinha para arrecadar fundos e adquirir novamente os equipamentos e materiais. O link para doação estará na bio do perfil, para quem quiser contribuir com a nossa campanha. Vamos nos reerguer! F-Carranca Faz!”