Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Grupo de Pesquisa da Univasf realiza curso online sobre métodos quantitativos aplicados à pesquisa social

publicado: 17/09/2024 11h10 última modificação: 17/09/2024 11h10

O grupo de pesquisa Politik - Centro de Estudos em Instituições, Participação e Cultura Política, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), realizará o curso “Além das Estatísticas: Explorando os Métodos de Pesquisa Quantitativos nas Ciências Sociais” em parceria com a Associação Brasileira de Ciência Política Regional Nordeste (ABCP Nordeste). São oferecidas 100 vagas para estudantes de graduação, pós-graduação e demais interessados. A atividade ocorrerá online, de 25 a 27 de setembro, das 9h às 12h. As inscrições estão abertas até o dia 23 de setembro ou até o preenchimento das vagas.

Os interessados devem se inscrever preenchendo um formulário online. Para efetuar a inscrição, é necessário pagar uma taxa no valor de R$ 30,00. O montante será doado para a Organização Não Governamental (ONG) Rua de Baixo, para uma ação do Dia das Crianças, principalmente para a compra de brinquedos. As aulas serão ministradas ao vivo, por meio do Google Meet. O curso será conduzido pelo docente colaborador do Mestrado Profissional em Sociologia em Rede Nacional (ProfSocio) da Univasf, Anderson Henrique da Silva.

O curso englobará três módulos: Fundamentos Teóricos de Pesquisa Científica nas Ciências Sociais; Introdução à Estatística Descritiva, Significância Estatística (P-Valor) e Testes de Hipóteses; e Introdução à Análise Múltipla de Dados (Correlação, Regressão Linear (MQO) e Regressão Logística).

Segundo a docente do Colegiado de Ciências Sociais, presidente da ABCP Regional Nordeste e vice-coordenadora do Politik, Simone Viscarra, embora a capacitação seja mais voltada para a área de ciências sociais, seu objetivo é atender a todas as pessoas interessadas em conhecer um pouco mais sobre estatística básica e análise de dados. “Este curso é ideal para quem deseja expandir suas habilidades em métodos quantitativos nas Ciências Sociais, abordando técnicas, ferramentas e novas abordagens que farão a diferença na sua trajetória acadêmica e profissional”, disse.