Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Herbário Vale do São Francisco (HVASF) completa 15 anos com live comemorativa na tarde de hoje (13)

Notícias

Herbário Vale do São Francisco (HVASF) completa 15 anos com live comemorativa na tarde de hoje (13)

publicado: 13/11/2020 12h27 última modificação: 13/11/2020 12h27
Renata Freitas

Uma live sobre o tema “Botânicos em campo em tempos de pandemia” irá marcar os 15 anos do Herbário Vale do São Francisco (HVASF), da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). A live contará com a participação de botânicos e pesquisadores de conceituados herbários do país e será realizada nesta sexta-feira (13), a partir das 15h, pelo canal da RTV Caatinga no Youtube.

Participarão do debate a curadora do Herbário RB, do Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ), Rafaela Forzza; o pesquisador associado do JBRJ, Elton Leme; e o curador do Herbário da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESA), da Universidade de São Paulo (USP), Vinícius Castro. A discussão será mediada pelo curador do HVASF e professor do Colegiado de Ciências Biológicas da Univasf, José Alves de Siqueira Filho.

O professor ressalta que o debate é uma grande oportunidade de ouvir alguns dos maiores especialistas em botânica do país. Ele destaca que Vinicius Castro é um dos mais profundos conhecedores de plantas do país, Rafaela Forzza é responsável pelo projeto Flora do Brasil, que reúne centenas de taxonomistas e pesquisadores de plantas, e Elton Leme é o taxonomista vivo que mais publicou espécies novas para a ciência no mundo, com mais de 500 espécies de plantas descritas, além de ser o maior especialista do Brasil na família Bromeliaceae, a família das bromélias. “A live de hoje é um momento de homenagem a todos aqueles que contribuíram para a criação e manutenção do HVASF e para discutir políticas públicas, estratégias de conservação, a necessidade de integração dos herbários brasileiros e a troca de informações de materiais botânicos”, afirma Alves.

Fundado em 14 de novembro de 2005 pelo professor José Alves, o Herbário Vale do São Francisco (HVASF) atualmente conta com uma coleção composta por cerca de 24 mil amostras de plantas da Caatinga, que representa mais de 90% de todas as famílias existentes no bioma. “Temos cerca de um terço de todas a espécies que ocorrem na Caatinga, além de espécies de outros biomas, como Cerrado, Mata atlântica, Amazônia e Pantanal. O HVASF é a principal coleção científica de amostras de plantas da Caatinga”, ressalta Alves.

O herbário é uma coleção de plantas desidratadas, que se comporta como coleção ativa e dinâmica, com intercâmbio de material botânico entre pesquisadores do Brasil e do exterior. Seu objetivo principal é documentar a biodiversidade. A documentação e catalogação das espécies, inclusive com referenciamento geográfico de sua ocorrência, são essenciais também como estratégia de conservação e recuperação de áreas degradadas.

Alves enfatiza que para conservar o bioma é preciso conhecer suas espécies botânicas. “As amostras botânicas são muito importantes para a conservação da Caatinga, pois só podemos conservar o que conhecemos. O alicerce básico para revitalizar o rio São Francisco e a Caatinga é o trabalho de reconhecimento das espécies e de sua história natural”, diz o curador do  HVASF, que é reconhecido pela Sociedade Botânica do Brasil (SBB) e pelo Comitê de Herbários Brasileiros, além de ser indexado internacionalmente pelo Index Herbariorum, do New York Botanical Garden.

registrado em: , , ,