Você está aqui: Página Inicial > Notícias > HU-Univasf realiza mutirão com mais de 300 atendimentos em saúde no próximo dia 13 de dezembro

Notícias

HU-Univasf realiza mutirão com mais de 300 atendimentos em saúde no próximo dia 13 de dezembro

publicado: 09/12/2025 10h41 última modificação: 09/12/2025 10h41
Ascom HU-Univasf


Dentre os procedimentos previstos estão cirurgia geral e ortopédica.

No próximo sábado, dia 13 de dezembro, haverá o Dia E do projeto Ebserh em Ação – Agora Tem Especialistas, um esforço coordenado com a realização simultânea de cirurgias eletivas, consultas, exames diagnósticos e procedimentos terapêuticos nos 45 hospitais universitários federais da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, em todas as regiões do país. Vinculado à Ebserh, o Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf) participará da ação, com a realização de cirurgias, exames e consultas, totalizando mais de 300 atendimentos em saúde ao longo deste sábado. 

No HU-Univasf, serão atendidos pacientes que aguardam em fila de espera por cirurgia e/ou exame. De acordo com Saulo Xavier, gerente substituto de Atenção à Saúde do Hospital Universitário, a realização do mutirão neste sábado é parte de um esforço conjunto entre a Ebserh e o Ministério da Saúde para garantir a celeridade no acesso aos procedimentos já indicados aos usuários do SUS.

“O nosso planejamento para a terceira edição do Ebserh em Ação é ofertar exames de tomografias e ultrassonografias, além de consultas e cirurgias nas especialidades de ortopedia e neurocirurgia, atendendo aos pacientes da macrorregião interestadual de saúde Pernambuco-Bahia, que estão nas listas de espera do HU e dos municípios. Há toda uma mobilização e engajamento das equipes assistenciais e administrativas para que seja um sucesso e que possamos entregar um número de atendimentos maior do que o da última edição. É muito gratificante contribuir e participar de ações que fortalecem os princípios do SUS, integram a assistência, o ensino e a formação e impactam positivamente na vida das pessoas”, destaca o gestor. 

Confira, a seguir, a relação completa dos procedimentos programados para o Dia “E” do Ebserh em Ação – Agora Tem Especialistas em Petrolina (PE): 

CIRURGIAS 

Ortopedia – 10 

Cirurgia Geral – 06 

EXAMES  

Tomografia – 40 

Ultrassonografia – 15 

CONSULTAS 

Neurocirurgia – 40 

Dermatologia – 200 

Combate ao câncer de pele

As consultas dermatológicas serão o único tipo de procedimento do Ebserh em Ação por demanda espontânea, não sendo necessário agendamento prévio. A ação gratuita tem o objetivo de realizar o diagnóstico precoce e providenciar o combate ao câncer de pele, caso seja confirmado. Pacientes que possuem lesões suspeitas, histórico familiar ou muitas pintas podem participar da ação. O atendimento contará com a colaboração de 14 dermatologistas voluntários, além de estudantes e profissionais de apoio, das 8h às 13h, na Policlínica da Univasf.

Dia “E” Ebserh em Ação – Agora Tem Especialistas 

O Dia “E” faz parte do projeto Ebserh em Ação 2025, da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC). Trata-se de uma iniciativa estratégica com o objetivo de ampliar o acesso da população brasileira a cirurgias eletivas e procedimentos diagnósticos e terapêuticos em todo o país. Alinhado ao programa Agora Tem Especialistas, lançado pelo presidente Lula com o Ministério da Saúde, o projeto contribui diretamente para a redução das filas e do tempo de espera no Sistema Único de Saúde (SUS).  

Desde seu lançamento, o Ebserh em Ação tem mobilizado os 45 hospitais universitários federais da Rede Ebserh, promovendo mutirões, turnos extras e envolvimento direto de residentes e graduandos, reforçando o compromisso com a formação profissional, o atendimento humanizado e as necessidades da população.  

Sobre a Ebserh 

O HU-Univasf faz parte da Rede Ebserh desde 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.