Você está aqui: Página Inicial > Notícias > I Agrotec Show - Encontro de Carcinicultura Interiorizada do Vale do São Francisco começa nesta quarta-feira (8)

publicado: 08/06/2022 09h41 última modificação: 08/06/2022 09h41
Renata Freitas

O evento será realizado no Cineteatro da Univasf.

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) será palco, a partir das 19h desta quarta-feira (8), do I Agrotec Show: Encontro de Carcinicultura Interiorizada do Vale do São Francisco, que irá reunir produtores, empreendedores, professores e estudantes. O evento acontece até sexta-feira (10) no Cineteatro, no Campus Sede, em Petrolina (PE), e já conta com cerca de 300 inscritos. A TV Caatinga fará a transmissão ao vivo de todo o evento.

Os interessados em participar do evento ainda podem se inscrever gratuitamente por meio de formulário on-line. Com o tema “Inovações, Tecnologias e Dinâmicas de Desenvolvimento Regional”, o I Agrotec Show terá uma programação diversificada com palestras, minicursos, painéis interativos. Entre as atividades, destaca-se o I Semeando e Inovando no Vale do São Francisco (Seivasf), uma mesa-redonda que será realizada na tarde da sexta-feira para debater as “Inovações no setor agropecuário do Vale do São Francisco”.

O evento é promovido pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e o Laboratório de Carcinicultura e Biológicos (LacarBio) da Univasf, em parceria com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf) e o Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE). O Agrotec Show tem o objetivo de discutir o potencial da criação de camarão em cativeiro no interior.

“A ideia é trazer a carcinicultura, uma cadeia produtiva que é de regiões litorâneas, para o sertão”, afirma o pró-reitor de Extensão da Univasf, Anderson Miranda de Souza. De acordo com ele, serão apresentadas pesquisas com os protocolos para o desenvolvimento dessa atividade com a utilização de água proveniente de poços subterrâneos. “Muitos poços aqui da região têm teor significativo de salinidade e são inutilizados por causa disso. A proposta é que a criação de camarão ocorra com a utilização da água desses poços”, diz Souza.

Na abertura do evento, que será realizada hoje (8), será lançado o Programa Agrotec Sertão, um projeto de extensão tecnológica, que visa levar serviços e capacitações a agricultores familiares do sertão pernambucano, por meio de uma unidade móvel. O projeto é coordenado pelo pró-reitor e professor do Colegiado de Zootecnia Anderson Miranda de Souza. Durante o Agrotec Show, também haverá exposição de produtos, mostras culturais e artísticas, comercialização de produtos artesanais da agricultura familiar e protótipos de produção de camarão marinho em baixa salinidade. A programação detalhada está disponível neste link e no Instagram do evento.

O professor Anderson de Souza destaca a importância desta primeira edição do Agrotec Show para a região. “O evento apresenta a possibilidade de trazermos a cadeia produtiva da carcinicultura para fins de desenvolvimento econômico, social e territorial do Vale do São Francisco, em virtude do potencial dessa atividade e da demanda por esse tipo de proteína na região”, afirma.