Você está aqui: Página Inicial > Notícias > I Congresso Nacional Interdisciplinar do Vale do São Francisco (CIVASF) começa nesta quinta-feira (8) na Univasf

publicado: 06/11/2018 15h27 última modificação: 06/11/2018 15h27
Mônica Santos

Com o propósito de integrar saberes das áreas da saúde, meio ambiente, humanas e tecnologias a fim de fomentar o diálogo interdisciplinar sobre o desenvolvimento humano, começa, nesta quinta-feira (8), o I Congresso Nacional Interdisciplinar do Vale do São Francisco (Civasf). O evento tem como tema “Estudos interdisciplinares para o desenvolvimento humano” e é promovido pelo Programa de Pós-Graduação Ciências da Saúde e Biológicas (PPGCSB) da Universidade Federal do vale do São Francisco (Univasf). O Civasf vai acontecer até o dia 9 no auditório da biblioteca, localizado no Campus Sede da Univasf, em Petrolina (PE).

Na programação, haverá a apresentação de 274 trabalhos, em formato oral e pôster, que se encaixam em quatro eixos centrais: Meio Ambiente; Sociais e Humanidades; Engenharia/Tecnologia/Gestão e Saúde e Biológicas. Haverá também minicursos sobre terapias interdisciplinares para ansiedade, como fazer análise de conteúdo, controle motor na neuroreabilitação, manejo de animais silvestres, iniciação à capoeira e Revisão Sistemática e o software de gerenciamento de referências.

Além disso, vão acontecer palestras sobre inclusão social, nanotecnologia, evidências científicas da relação entre espiritualidade e adoecimento e interdisciplinaridade, entre outras. Haverá ainda mesas-redondas sobre interdisciplinaridade, cidades saudáveis e qualidade de vida, condições de saúde dos povos e comunidades tradicionais e os impactos dos agrotóxicos na saúde.

Há cerca de 310 inscritos dos estados de Pernambuco, Bahia, Ceará, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte, Alagoas, Minas Gerais, Santa Catarina, Amazonas, São Paulo e Rio de Janeiro. O Civasf era um simpósio regional, mas, devido à grande participação nas edições anteriores e com o objetivo de possibilitar uma maior abrangência de discussões, diálogos e compartilhamento de conhecimento, este ano, o evento se tornou um congresso nacional.

De acordo com o professor do PPGCSB e integrante da organização do evento, Ferdinando Carvalho, o objetivo do evento é discutir diversos eixos relacionados à interdisciplinaridade na área das Ciências da Saúde, relacionando-a a diferentes ambientes. “Esse evento é de extrema importância para os alunos e profissionais da região do Vale do São Francisco, tendo em vista que parte da integração de várias áreas de conhecimento para a pesquisa e sua aplicabilidade prática. Portanto, discutiremos assuntos de todas as áreas de formação e suas relações”, afirma.

Mais informações sobre o Civasf se encontram no site do evento.