Você está aqui: Página Inicial > Notícias > I Emprática discutirá educação inclusiva com professores da rede pública de ensino

publicado: 23/03/2018 14h47 última modificação: 23/03/2018 17h17
Jaislane Ribeiro

Acolher os professores da rede pública de ensino que atuam com a educação básica e inclusiva. Esta é uma das propostas do I Emprática, que será promovido pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), no dia 6 de abril. Com a temática “Deficiência na escola: o que sente o professor na educação inclusiva”, o evento será realizado no auditório da biblioteca, localizado no Campus Sede da Univasf, em Petrolina (PE), das 14h às 18h. Há 50 vagas disponíveis para docentes que trabalham com educação inclusiva nas escolas públicas da região. As inscrições são gratuitas e estarão abertas até o preenchimento das vagas.

O Emprática visa possibilitar aos participantes um momento de compartilhamento de vivências em educação inclusiva nas escolas. Para participar os interessados devem se inscrever por meio de formulário online. A confirmação de presença será no dia do evento, durante o credenciamento. Os participantes desta primeira edição do Emprática irão receber certificado de participação.

O evento é organizado pelos estudantes da disciplina “Práticas integrativas”, do 5ª semestre do curso de Psicologia da Univasf. De acordo com a professora Karla Daniele Maciel, responsável pela disciplina e coordenadora do Núcleo de Práticas Sociais Inclusivas (NPSI) da Univasf, a proposta de realizar o Emprática partiu das vivências desses alunos em algumas escolas públicas, onde eles perceberam que os professores da educação básica que trabalham com a educação inclusiva são profissionais muito sofridos. “O Emprática vem com a perspectiva de compreender os sentimentos desses professores. Será um momento de fala, respeito e de acolhimento”, pontua.

A programação contará com a participação de dois atletas da Associação Petrolinense de Atletismo, Nanilza dos Santos e Josoaldo Coelho; do professor da rede municipal de ensino de Petrolina, Hélio Araújo; e o revisor de textos em Braile do NPSI, Milton Carvalho. Os palestrantes convidados irão abordar suas experiências relativas à educação inclusiva.

Para o estudante do 5º semestre do curso de Psicologia e um dos organizadores do evento Pedro Felipe Carneiro de Jesus, o primeiro Emprática tem uma função social muito importante, pois irá tratar do tema da inclusão no ambiente escolar. “Falar sobre pessoas com deficiência é necessário. O espaço de debate sobre essa temática ainda é ausente na universidade e na sociedade”, observa.