Você está aqui: Página Inicial > Notícias > I Feira de Saúde do Curso de Enfermagem acontece hoje no Campus Sede da Univasf

I Feira de Saúde do Curso de Enfermagem acontece hoje no Campus Sede da Univasf

A I Feira de Saúde também será realizada no Campus Juazeiro, no dia 7 de fevereiro

publicado: 31/01/2018 15h40 última modificação: 01/02/2018 08h56
Mônica Santos
Exibir carrossel de imagens João Pedro Ramalho I Feira de Saúde divulga informações sobre DSTs.

I Feira de Saúde divulga informações sobre DSTs.

Quais são os conceitos, como ocorre a transmissão, como é feito o diagnóstico e o tratamento de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs)? Estas e outras questões estão sendo expostas e discutidas de forma criativa e didática na I Feira de Saúde do Curso de Enfermagem. Promovida pela turma do 6º período do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), a feira acontece hoje (31), até as 18h, no bloco de salas de aula do Campus Sede da Univasf, em Petrolina (PE).

A iniciativa é fruto das disciplinas de Saúde Coletiva III e Saúde da Mulher. Ao todo, são sete estandes, que apresentam os seguintes temas: sífilis, úlceras, Papiloma Vírus Humano (HPV), corrimento vaginal, corrimento uretral, Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Aids) e o vírus linfotrópico da célula T humana (HTLV). Além da apresentação nos estandes, durante a manhã houve a realização de testes rápidos para detecção do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), hepatite b e c e sífilis. A feira voltará a ser realizada no dia 7 de fevereiro, das 8h às 16h, no bloco de salas de aula e dos colegiados do Campus Juazeiro da Univasf.

Michelle Vieira, professora do Colegiado de Enfermagem e coordenadora do Núcleo de Saúde Coletiva, é uma das organizadoras do evento, juntamente com outros cinco docentes do Núcleo de Saúde Coletiva e quatro do Núcleo de Saúde da Mulher. Segundo ela, o objetivo do evento é utilizar metodologias ativas para oferecer uma nova fórmula de conhecimento. “Queremos utilizar o espaço da universidade para tratar de doenças desconhecidas para muitos jovens, de uma forma diferenciada, aproveitando esse momento pré-carnaval para alertar as pessoas. Essa é a primeira edição, mas pretendemos dar continuidade a essa atividade nos semestres seguintes”, contou.

As professoras de Enfermagem Luciana Dutra e Patrícia Shirley coordenaram a realização dos testes rápidos, que foram aplicados por discentes do curso. O teste é feito a partir da coleta de sangue e o resultado sai na hora. De acordo com Patrícia, momentos como esses são importantes por promover ações práticas de saúde. “Realizar esses testes na universidade é fundamental para divulgar um direito da população. Esses testes podem ser feitos a qualquer momento no Centro de Teste e Aconselhamento (CTA), que é aberto à população tanto de Juazeiro quanto de Petrolina, e chamar a atenção de alunos e funcionários para a realização desse tipo de atividade é muito importante”, declara Patrícia.

A estudante de enfermagem Celaine Cerqueira faz parte da organização do estande sobre corrimento uretral. De acordo com ela, passar as informações ao público de forma clara é o intuito da feira. “Por mais que seja difícil ter que explicar doenças complexas, de forma dinâmica, para pessoas que muitas vezes nunca ouviram falar sobre elas é um exercício muito importante para nós enquanto futuros profissionais”, afirmou.

Já Queila Haine, estudante do quarto período de Psicologia, achou a iniciativa importante. “Promover ações multidisciplinares como essas, saindo da sala de aula e possibilitando o contato entre os cursos enriquece a nossa formação e dá visibilidade a questões que precisam, mas não são muito divulgadas”, comentou.