Você está aqui: Página Inicial > Notícias > I Fórum de Negócios da Sociobioeconomia da Caatinga acontece no Espaço Plural da Univasf

Notícias

I Fórum de Negócios da Sociobioeconomia da Caatinga acontece no Espaço Plural da Univasf

publicado: 10/03/2023 10h51 última modificação: 10/03/2023 10h51
Renata Freitas

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) irá sediar o I Fórum de Negócios da Sociobioeconomia da Caatinga, promovido pelo Projeto Rural Sustentável Caatinga (PRS Caatinga). O evento será realizado no Espaço Plural, em Juazeiro (BA), na próxima terça-feira (14), das 9h às 13h. Com o tema “Potenciais e desafios da agricultura familiar de baixo carbono”, o fórum visa compartilhar experiências e debater caminhos e novas oportunidades para cooperativas da agricultura familiar tendo como principal diferencial a adoção de Tecnologias Agrícolas de Baixo Carbono. O evento será transmitido ao vivo pelo canal da TV Caatinga no Youtube.

O I Fórum de Negócios da Sociobioeconomia da Caatinga reunirá autoridades, pesquisadores, investidores, cooperativas, agricultores familiares, lideranças regionais e de Arranjos Produtivos Locais já consolidados e apoiados pelo PRS Caatinga, que irão compartilhar suas experiências nas áreas de beneficiamento e comercialização do licuri, apicultura, caprinovinocultura e sistemas agroecológicos. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas até o dia do evento por meio de formulário on-line.

A programação conta com cinco mesas redondas, que irão discutir diversas temáticas. A primeira, que será realizada a partir das 9h15, abordará o tema “Contexto da Bioeconomia no Brasil e a Agricultura Familiar – segurança alimentar, conservação da biodiversidade e a economia de baixo carbono” e terá como debatedores a professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial (PPGADT) da Univasf, Lucia Marisy; o diretor Técnico do AgroNordeste, MAPA, Paulo Eduardo de Melo; e o coordenador Nacional do Projeto Bem Diverso e pesquisador da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Anderson Sevilha. O debate será mediado pelo diretor do PRS Caatinga, Pedro Leitão. A programação detalhada está disponível neste link. O evento também terá exposição de produtos genuínos da Caatinga produzidos por cooperativas apoiadas pelo PRS Caatinga.

PRS Caatinga - O Projeto Rural Sustentável Caatinga é uma iniciativa financiada pelo Fundo Internacional para o Clima do Governo do Reino Unido, em cooperação com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), tendo o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) como beneficiário institucional. A execução do PRS Caatinga é realizada pela Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável (FBDS). Mais informações no site do projeto.