Você está aqui: Página Inicial > Notícias > I Seminário de Análise Bioenergética no Vale do São Francisco será realizado sexta-feira (9) no Campus Petrolina Centro

Notícias

I Seminário de Análise Bioenergética no Vale do São Francisco será realizado sexta-feira (9) no Campus Petrolina Centro

publicado: 06/12/2016 11h47 última modificação: 08/12/2016 13h30
Lucas Sobreira

O I Seminário de Análise Bioenergética no Vale do São Francisco será realizado nesta sexta-feira (9), no auditório da biblioteca e na sala azul, a partir das 8h30, no Campus Petrolina Centro da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). O evento tem como objetivo aprofundar os diálogos e conhecimentos no campo da bioenergética por meio da divulgação de experiências bem sucedidas na área. Podem participar interessados na temática, profissionais e estudantes das áreas de Educação e Psicologia. 

As inscrições devem ser feitas até o dia do evento com o envio de um e-mail contendo o nome e documento de identificação para o endereço: analisebioenergeticanovale@yahoo.com. Os inscritos devem levar um quilo de alimento não perecível no dia do evento, que será doado posteriormente para instituições de caridade. 

A bioenergética é uma terapia corporal que utiliza exercícios físicos específicos e a respiração, para diminuir ou retirar qualquer tipo de bloqueio emocional (consciente ou não) presente no indivíduo. O seminário irá contar com a participação de psicólogos e educadores que estudam essa temática. Na programação, no período da manhã, haverá trabalhos teórico-vivenciais sobre raiva, choro, medo e amor. 

A partir das 14h, será realizada uma roda de diálogo sobre o trabalho da análise bioenergética com grupos em diversos contextos. Em seguida, haverá o encerramento com a palestra “A análise bioenergética cuidando de traumas individuais e coletivos”, com a presença dos psicólogos Jayme Panerai e Grace Wanderlei, moderados pelo professor do Colegiado de Psicologia e organizador do evento, Alexandre Barreto. A programação completa pode ser conferida no link abaixo. 

Para Alexandre Barreto, o seminário será um momento para refletir sobre o caráter social da análise bioenergética. “É a primeira vez que estamos realizado na região um evento especifico sobre bioenergética, queremos discutir como as relações humanas afetam nossa saúde corpórea e mental e como essa área ajuda a aliviar os problemas do dia a dia”, observa.