Você está aqui: Página Inicial > Notícias > I Seminário Integrador do Curso de Pedagogia EaD da Univasf começa nesta quarta-feira (24)

publicado: 24/02/2021 12h36 última modificação: 24/02/2021 12h36
Renata Freitas

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) realiza hoje (24) e amanhã (25), o I Seminário Integrador do Curso de Pedagogia EaD (SIEDUC EaD) da Univasf. O evento é realizado pelo Colegiado do Curso de Pedagogia (CCPED) EaD, ofertado por meio da Secretaria de Educação a Distância (Sead) e é direcionado a estudantes, pesquisadores, profissionais e demais interessados na área. As atividades serão transmitidas pelo canal da Sead no YouTube, às 18h. As inscrições podem ser feitas por meio de formulário online.

O I SIEDUC EaD da Univasf tem como tema “Da Metodologia da Pesquisa à Antropologia da Educação: Reflexões em Tempos de Pandemia”. A programação acontece a partir das 18h nos dois dias do evento, com palestras seguidas por momentos de diálogo para perguntas e reflexões entre os participantes. Haverá emissão de certificado para os inscritos.

Hoje (24), após a solenidade de abertura, o professor Lucineudo Machado Irineu, do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade Estadual do Ceará (Uece), falará sobre “A construção de objetos de pesquisa nas Ciências Humanas”. A segunda palestra desse primeiro dia será sobre “Bachelard e a Filosofia da Educação” e será ministrada pelo professor Gabriel Kafure da Rocha, do IF Sertão-PE. Amanhã (25), as atividades prosseguem com outras três palestras e debates. A programação completa está disponível neste link e também na página do formulário online.

O evento surgiu a partir da disciplina Metodologia do Trabalho Científico e da Pesquisa em Educação do curso de Pedagogia, ministrada pelo professor Ramon Missias-Moreira, idealizador e coordenador do I SIEDUC EaD da Univasf. Ele conta que a disciplina articula ensino-pesquisa-extensão e busca referenciais teórico-epistemológicos que possibilitem realizar uma análise crítica fundamentada nas diversas teorias da educação para a sistematização de novos conhecimentos na área. “O I SIEDUC EaD Univasf foi idealizado e organizado com o intuito principal de oportunizar aos discentes das licenciaturas EaD um espaço profícuo de discussão sobre distintos objetos do conhecimento no campo da Educação, reconhecendo a vida como valor principal frente ao contexto da Pandemia COVID-19 que estamos enfrentando”, destaca Missias-Moreira.