Você está aqui: Página Inicial > Notícias > I Seminário Nacional Práticas Profissionais Inclusivas acontece na Univasf em outubro

Notícias

I Seminário Nacional Práticas Profissionais Inclusivas acontece na Univasf em outubro

publicado: 11/09/2025 09h56 última modificação: 11/09/2025 09h56

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), por meio do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI), promoverá o I Seminário Nacional Práticas Profissionais Inclusivas. O evento será realizado nos dias 24 e 25 de outubro, no Cineteatro, no Campus Sede, em Petrolina (PE), e terá como tema “Formando profissionais para humanos, tenham ou não deficiência”. As inscrições são gratuitas e já estão abertas a estudantes de graduação e pós-graduação e profissionais de todas as áreas.

Os interessados podem se inscrever pelo site do evento até 24 de outubro. O seminário tem como objetivo apresentar o Programa Institucional Práticas Profissionais Inclusivas (PPI), instituído na Univasf em 2021. O programa visa formar profissionais das mais diversas áreas do conhecimento para atuar com pessoas que tenham ou não deficiência. A iniciativa também tem como propósito assegurar a inserção profissional de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.

Durante o seminário, além da apresentação do programa, o reitor Telio Nobre Leite irá apresentar o projeto do Instituto de Práticas Profissionais Inclusivas, uma iniciativa inédita na Univasf. Outro destaque da programação será o lançamento do primeiro curso a distância sobre Práticas Profissionais Inclusivas, que será apresentado pelo tradutor/intérprete de Libras do NAI Davi Figueiredo de Lima.

A coordenadora do NAI, Karla Daniele de Sá Maciel Luz, lembra que esse ano a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (LBI), Lei Nº 13.146/2015, completou 10 anos. “A efetividade dessa lei na cena social cotidiana diz respeito justamente à atuação dos mais diversos profissionais no mercado de trabalho. Entendemos que a LBI só será efetiva quando a formação profissional for inclusiva. Precisamos, portanto, atuar nesse processo de formação desde o momento em que o estudante ingressa no ensino superior”, destaca Karla.

Com esta concepção, o NAI vem desenvolvendo o Programa Institucional Práticas Profissionais Inclusivas e contribuindo para a formação anticapacitista dos estudantes da Univasf. O evento contará com palestras e mesas redondas que terão a participação de professores e técnicos da Univasf. Na sexta-feira (24), a programação terá início às18h, com o credenciamento, seguido pela mesa de abertura, às 19h. E no sábado (25), as atividades começarão às 8h. A programação detalhada está disponível no site do evento.

Mais informações sobre o I Seminário Nacional Práticas Profissionais Inclusivas estão disponíveis no site e no Instagram do NAI.