Você está aqui: Página Inicial > Notícias > II CIIERD começa amanhã (4) na Univasf e reúne comunidades rurais, pesquisadores e profissionais de diversas áreas

publicado: 03/12/2019 14h30 última modificação: 03/12/2019 14h30
Renata Freitas

Reunir estudantes, professores, pesquisadores, profissionais de diferentes áreas de formação e comunidades rurais para compartilhar conhecimentos e experiências é a proposta do II Congresso Internacional Interdisciplinar em Extensão Rural e Desenvolvimento (CIIERD), promovido pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), que terá início amanhã (4), no Campus Juazeiro (BA). Realizado pelo Doutorado em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial e pelo Mestrado em Extensão Rural da Univasf, o CIIERD caracteriza-se por aglutinar vários públicos e saberes desde sua primeira edição, realizada em 2017. Este ano, o evento conta com 470 inscritos, além de 600 agricultores, que participarão de diversas atividades até sábado (7).

O II CIIERD tem como tema “Territorialidades, Mudanças Climáticas, Agroecossistemas e Premissas para o Desenvolvimento Sustentável” e visa promover discussões técnicas, científicas e culturais que colaborem para a solução de questões relacionadas à extensão rural e ao desenvolvimento. De acordo com a coordenadora geral do Doutorado em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial e membro da organização do evento, professora Márcio Bento, 314 trabalhos serão apresentados nas categorias Trabalhos científicos, Relatos de experiências técnica e Relatos de experiência popular.

A programação terá início amanhã (4) às 9h, com a realização dos minicursos. À noite, a partir das 19h, haverá a solenidade de abertura do II CIIERD, no Complexo Multieventos da Univasf. Durante os quatro dias, serão realizadas 20 oficinas e 33 minicursos, 25 Grupos de Trabalho (GTs), mesas redondas, lançamento de livros e atividades culturais. A programação detalhada está disponível no site.

O evento, que engloba a III Reunião da Rede Franco-Brasileira pelo Desenvolvimento Sustentável no Semiárido do Nordeste; o IV Encontro Nacional da Agricultura Familiar (Enafa), a III Feira de Empreendedorismo de Mulheres, a I Jornada de Agroecologia do Sertão do São Francisco e o I Seminário Interterritorial de Caprinovinocultura da Bahia, contará também com a colaboração de 260 monitores voluntários, do ensino médio, da graduação e da pós-graduação.

O coordenador do Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural (PPGExR), professor Denes Dantas Vieira, destaca que este ano o CIIERD contará com a participação de várias instituições de relevância internacional, além dos parceiros nacionais. “Teremos representantes do Cirad, agência francesa de desenvolvimento rural, do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), órgão da Organização das Nações Unidas (ONU) que financia projetos de desenvolvimento econômico e social no mundo inteiro, e do Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária (Inta), organização de ensino e pesquisa da Argentina”, conta. Também haverá palestrantes de diversos países, que dividirão as mesas de debate com profissionais brasileiros e com representantes de comunidades rurais.

A realização do II CIIERD conta com a participação de diversas instituições parceiras, como a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), a Universidade do Estado da Bahia (Uneb), o  Instituto  Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o Cirad, a Secretaria de Desenvolvimento Rural da Bahia, o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), o Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA), a Faculdade São Francisco de Juazeiro (Fasj), entre outras instituições.