Você está aqui: Página Inicial > Notícias > II Congresso Brasileiro Saúde em Libras da Univasf começa amanhã (30)

II Congresso Brasileiro Saúde em Libras da Univasf começa amanhã (30)

publicado: 29/11/2023 15h39 última modificação: 29/11/2023 15h39

O congresso será realizado no Complexo Multieventos, no Campus Juazeiro.

O II Congresso Brasileiro Saúde em Libras da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) terá início amanhã (30) e sua programação se estende até sábado (2). O evento, promovido pelo Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI), será realizado no Complexo Multieventos, no Campus Juazeiro, e a solenidade de abertura começará às 19h. Com o tema “Libras em Toda Sociedade”, o congresso tem o intuito de promover a acessibilidade linguística da comunidade surda brasileira na Universidade e na sociedade.

O congresso, que já conta com aproximadamente 700 inscritos, tem como público alvo toda a comunidade surda, estudantes, professores, pesquisadores e demais profissionais. A conferência de abertura irá abordar o tema central do evento “Libras em toda Sociedade” e será ministrada pela professora Shirley Vilhalva, da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). A programação terá início na manhã desta quarta-feira (30), com o credenciamento e a realização dos minicursos. Durante o congresso, ainda serão realizadas palestras, rodas de diálogo e apresentações de trabalhos acadêmicos.

Esta edição do congresso também se caracteriza por ser o primeiro evento “Child Friendly” realizado pela Univasf, com uma programação para acolher as crianças que comparecerem acompanhando os participantes. A organização irá disponibilizar para este público, o Espaço Libras Kids, onde haverá brinquedos infláveis, tendas, materiais para oficinas e brincadeiras envolvendo a Libras. Para participar das atividades infantis do congresso é necessário que os responsáveis realizem a inscrição prévia das crianças, pelo site.

O primeiro Congresso Brasileiro Saúde em Libras foi realizado em 2018, com o intuito de expandir a perspectiva Saúde em Libras, desenvolvida pelo NAI da Univasf. Esta perspectiva propõe que a atuação profissional seja voltada também à comunidade surda e à sua especificidade linguística, não somente na área da saúde, seu principal foco, mas também em todas as áreas da vida cotidiana.

A programação detalhada e mais detalhes sobre o II Congresso Brasileiro Saúde em Libras estão disponíveis no site e no Instagram do evento.