Você está aqui: Página Inicial > Notícias > II Congresso Brasileiro Saúde em Libras prorroga até 15 de setembro prazo para submissão de trabalhos

Notícias

II Congresso Brasileiro Saúde em Libras prorroga até 15 de setembro prazo para submissão de trabalhos

publicado: 05/09/2023 11h46 última modificação: 05/09/2023 11h46

Foi prorrogado até 15 de setembro o prazo para submissão de trabalhos para o II Congresso Brasileiro Saúde em Libras, promovido pelo Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). O evento será realizado no Complexo Multieventos, no Campus Juazeiro, de 30 de novembro a 2 de dezembro, e é aberto à participação de estudantes, profissionais e de toda a comunidade ouvinte e surda. As inscrições estão abertas.

Esta edição do congresso terá algumas novidades, como um eixo temático entre os trabalhos a serem apresentados que se destina a dar visibilidade às experiências vivenciadas pela sociedade e sejam voltadas à comunidade surda. Também haverá o 1º Prêmio Brasileiro Saúde em Libras, criado para reconhecer e dar visibilidade às iniciativas que serão apresentadas como trabalhos acadêmicos e sociais.

Com o tema “Libras em Toda Sociedade”, o congresso discutirá questões relativas à saúde da pessoa surda, nos âmbitos físico, mental e social, contribuindo também para fomentar a cultura surda e a Língua Brasileira de Sinais (Libras). As inscrições e submissões de trabalhos acadêmicos para o evento devem ser realizadas pelo site. O valor da taxa de inscrição varia de R$ 50,00 a R$ 140,00, a depender da categoria do participante. Haverá alteração no valor da taxa de inscrição a partir de 1º de outubro.

A programação terá palestras, rodas de conversas, minicursos e apresentação de trabalhos acadêmicos. As normas de submissão de trabalhos estão disponíveis no site do evento. O evento contará também com o Espaço Acessurdo, que terá estandes do Centro de Informação sobre Medicamentos (CIM) da Univasf, de xadrez inclusivo, primeiros socorros e a Feira Sertão, além do Espaço Libras Kids, com brinquedos infláveis, tendas, materiais para oficinas e brincadeiras envolvendo a Libras. É necessária a inscrição prévia da criança que irá participar do evento. Mais informações no site.

A primeira edição do Congresso Brasileiro Saúde em Libras foi realizada em 2018, com o intuito de expandir a perspectiva Saúde em Libras desenvolvida pelo Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) da Univasf e que propõe a atuação profissional voltada à comunidade surda e à sua especificidade linguística. Mais detalhes sobre o congresso estão disponíveis no site e no Instagram do evento.