Você está aqui: Página Inicial > Notícias > II Congresso Brasileiro Saúde em Libras será realizado de 30 de novembro a 2 de dezembro na Univasf

publicado: 06/07/2023 13h59 última modificação: 06/07/2023 13h59
Nicole Muniz

“Libras em Toda Sociedade” é o tema do II Congresso Brasileiro Saúde em Libras, promovido pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), por meio do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI). O congresso tem como objetivo discutir questões relativas à saúde da comunidade surda, nos âmbitos físico, mental e social, e fomentar a cultura surda e a Língua Brasileira de Sinais (Libras) nos mais diversos campos de atuação profissional. O evento acontecerá de 30 de novembro a 2 de dezembro, no Complexo Multieventos, no Campus Juazeiro.

O Congresso Brasileiro Saúde em Libras 2023 tem como público alvo toda a comunidade surda, estudantes, professores, pesquisadores, demais profissionais e pessoas interessadas na área. As inscrições e submissões de trabalhos acadêmicos para o evento devem ser realizadas através do site do congresso. Os valores das taxas de inscrição variam de R$50,00 a R$140,00, a depender da categoria do participante.

Segundo a presidente da comissão organizadora do evento, professora Karla Daniele Maciel Luz, o congresso terá alguns diferenciais este ano, como a primeira edição do Prêmio Brasileiro Saúde em Libras que possui como objetivo reconhecer e dar visibilidade às iniciativas que serão apresentadas como trabalhos acadêmicos e sociais. “Vamos ter um eixo de trabalho chamado “Vivências cotidianas de acessibilidade linguística", no qual a população vai poder apresentar em forma de trabalhos as suas experiências no tocante à inclusão linguística da comunidade surda” afirma Karla, que também é coordenadora do NAI.

Durante a programação, ocorrerão palestras, rodas de conversas, minicursos e apresentações de trabalhos acadêmicos voltados para o entendimento da comunidade surda. Entre os palestrantes convidados, haverá grandes nomes de professores e pesquisadores de várias instituições do Brasil e do exterior. Mais detalhes sobre a programação estão disponíveis no site do congresso.

O evento contará também com o Espaço Acessurdo, que terá estandes do Centro de Informação sobre Medicamentos (CIM) da Univasf, de xadrez inclusivo, primeiros socorros e a Feira Sertão, além do espaço Libras Kids, com brinquedos infláveis, tendas, materiais para oficinas e brincadeiras envolvendo a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

A primeira edição do Congresso Brasileiro Saúde em Libras foi realizada em 2018, com o intuito de expandir a perspectiva Saúde em Libras desenvolvida pelo Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) da Univasf e que propõe a atuação profissional voltada à comunidade surda e à sua especificidade linguística. O congresso visa contribuir com o rompimento da marginalização cotidiana vivenciada pela comunidade surda e, dessa forma, fortalecer a acessibilidade linguística das pessoas surdas no país através dos cursos de graduação e pós-graduação.