Você está aqui: Página Inicial > Notícias > II Congresso de Artes, Ensino e Pesquisa (II Conartes) da Univasf está com inscrições abertas para minicursos e oficinas

publicado: 14/06/2019 10h50 última modificação: 14/06/2019 10h50
Beatriz Granja

Com o tema “Transformar para Resistir”, o Colegiado de Artes Visuais (Cartes), da Universidade do Vale do São Francisco (Univasf) realiza o II Congresso de Artes, Ensino e Pesquisa (Conartes) e o III Encontro do Observatório da Formação de Professores no Âmbito do Ensino de Artes. A programação acontecerá no Complexo Multieventos, no Campus Juazeiro (BA), entre os dias 3 e 6 de julho, e está com inscrições abertas para minicursos e oficinas. O Congresso é voltado para estudantes, professores e profissionais da arte. Os interessados podem se inscrever até o dia 30 de junho.

Para efetivar a inscrição é necessário enviar um e-mail para o endereço eletrônico congressoconartes@gmail.com, informando o nome completo, instituição vinculada, o minicurso que deseja participar e o comprovante de pagamento. A taxa de inscrição varia entre R$ 50,00 e R$ 100,00, a depender da graduação do congressista. As vagas para participar dos minicursos são limitadas, entre 15 e 20 vagas, a depender do espaço disponível.

Os minicursos e oficinas ofertados são “O audiovisual na escola”, “Intervalo - Fluxos contínuos”, “Estudo sobre Composição Rítmica na Cena Teatral”, “Tecendo teias no processo de criação”, “Oficina de palhaçaria: compartilhando risos”, “Oficina PETECA – Pedagogias do Teatro no Cariri”, “Estratégias para a Educação Musical Inclusiva”, “Apreciação Musical: reflexões e práticas para o currículo de música da escola básica”, “Choros Brasis: Historia, Teoria e Prática do Choro” e “Residência Artística- Coletivo Liquida-Ação/UERJ”.

O II Conartes conta com o apoio do curso de licenciatura de Música do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE); de Teatro, da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Campus Senhor do Bonfim; e de Dança na modalidade EaD, da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Este ano, o evento também acontece em parceria com o Projeto Observatório da Formação de Professores no Âmbito do Ensino de Artes, que juntos irão promover ações artísticas em suas diversas formas de expressão, incentivando as pesquisas no campo da arte e cultura, nos contextos sociais, históricos e pedagógicos.

A programação do II Conartes ainda abrange simpósios, mesas redondas, lançamento de livros e apresentações culturais. Para coordenadora do Colegiado de Artes Visuais (Cartes) da Univasf, Janedalva Gondim, a programação desta edição visa fortalecer o campo profissional da arte na região. “A expectativa é fortalecer a rede de professores e profissionais da Arte com o intuito de reivindicar das esperas municipais, estaduais e federais mais políticas educacionais e culturais para as artes”, finaliza Janedalva.