Você está aqui: Página Inicial > Notícias > II Encontro Anual de Inovação em Gesso acontece no Campus Juazeiro da Univasf nos dias 26 e 27 de maio

Notícias

II Encontro Anual de Inovação em Gesso acontece no Campus Juazeiro da Univasf nos dias 26 e 27 de maio

publicado: 17/05/2023 12h40 última modificação: 17/05/2023 15h40
Nicole Muniz

O Centro de Estudos Tecnológicos Avançados sobre Gesso (Cetag), Lócus de Inovação em Gesso da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), promove o II Encontro Anual de Inovação em Gesso (A.I. Gesso), um workshop sobre inovação e empreendedorismo de base tecnológica voltada para a cadeia produtiva do gesso. O evento acontecerá nos dias 26 e 27 de maio no Complexo Multieventos da Univasf, no Campus Juazeiro (BA).

As inscrições para o Encontro devem ser realizadas até o dia 22 de maio, através de um formulário disponível no site, podendo ser prorrogadas até o dia do evento. A programação é gratuita e pretende apresentar ao seu público uma visão abrangente e propositiva de uma das mais importantes cadeias produtivas do Sertão: o Polo Gesseiro do Araripe.

Durante o evento, serão apresentados trabalhos desenvolvidos na Univasf sobre a temática, com vista a estabelecer diretrizes para um diálogo permanente entre a academia e o setor produtivo do gesso. Também está na programação desta edição a realização de palestras, mesas redondas e apresentação cultural. O Encontro contará com a participação de professores, empreendedores, empresários e investidores da área.

Para o professor Isnaldo José de Souza Coelho, coordenador do Cetag, que atuou como coordenador geral dos trabalhos do A.I. Gesso, a expectativa do evento é trazer interações dos públicos de ambos os perfis, acadêmico e empresarial, com o propósito de desmistificar as imagens opostas que se apresentam um para o outro. “O espírito do encontro é reunir, num fórum único, setores historicamente separados por preconceitos de parte a parte, visando extinguir o discurso retórico de que academia e empresas não dialogam porque possuem interesses distintos”, afirma Isnaldo Coelho.

O A.I. Gesso é uma das principais ações programáticas do Cetag, um ambiente de inovação com o objetivo de promover ciência, tecnologia e empreendedorismo no arranjo produtivo do gesso no estado de Pernambuco, tendo o foco no polo gesseiro do Araripe. Além de ser Lócus de Inovação em Gesso, o Cetag atua ainda como pré-incubadora de startups.