Você está aqui: Página Inicial > Notícias > II Encontro da Agricultura Familiar (Enafa) será realizado em 27 e 28 de outubro na Univasf

Notícias

II Encontro da Agricultura Familiar (Enafa) será realizado em 27 e 28 de outubro na Univasf

publicado: 25/10/2016 16h58 última modificação: 25/10/2016 16h58
Karen Lima

Com o objetivo de articular pesquisa, ensino e extensão para o fortalecimento da agricultura familiar, a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) promoverá o II Encontro da Agricultura Familiar (Enafa). O evento será realizado nos dias 27 e 28 de outubro, no Complexo Multieventos, Campus Juazeiro (BA) da Univasf, a partir das 7h. O II Enafa contará com diversas palestras e apresentações culturais. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o preenchimento das 500 vagas disponíveis. 

Os interessados poderão se inscrever presencialmente no dia do evento. As inscrições online já foram encerradas. O II Enafa acontecerá concomitantemente ao I Encontro e Feira de Empreendedorismo de Mulheres dos Territórios Sertão do São Francisco (BA/PE) e Serra da Capivara (PI). Durante os dois dias de programação, serão discutidos temas como agricultura familiar, empreendedorismo, uso e gestão das águas, educação contextualizada no campo. 

A mesa de abertura acontecerá a partir das 8h15 e contará com a presença da pró-reitora de Extensão, Lucia Marisy, e da coordenadora do Núcleo de Extensão e Desenvolvimento Territorial (Nedet - BA), Eva Mônica Sarmento da Silva. Também estarão presentes representantes regionais do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e do Projeto Pró-Semiárido. 

Logo após a mesa de abertura, será realizada a palestra “Políticas Públicas Territoriais para Agricultura Familiar e Reforma Agrária”, que será ministrada pelo diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR-BA), Wilson Dias. No dia seguinte, entre outras atividades, será realizada uma palestra sobre saúde da mulher, ministrada pelo professor do Colegiado de Enfermagem da Univasf Ramon Morais. A programação completa está disponível no site do evento. 

De acordo com a professora do Colegiado de Zootecnia da Univasf e organizadora do II Enafa, Eva Mônica, o evento ainda contará com processo formativo, trocas de experiências e comercialização da produção agropecuária agroecológica dos territórios envolvidos. “Nesta edição, ainda temos a novidade da Feira de Empreendedorismo de Mulheres, fruto do Nedet da Univasf, que tem o objetivo de assessorar os colegiados territoriais”, destaca.