Você está aqui: Página Inicial > Notícias > II Encontro de Fisiologia da Produção Vegetal e II Encontro de Plantas Daninhas na Fruticultura acontecem na Univasf

Notícias

II Encontro de Fisiologia da Produção Vegetal e II Encontro de Plantas Daninhas na Fruticultura acontecem na Univasf

publicado: 20/09/2023 11h58 última modificação: 20/09/2023 11h58

Uma oportunidade para atualização do conhecimento e discussão sobre o manejo de herbicidas em frutíferas. É o que irá oferecer o II Encontro de Fisiologia da Produção Vegetal (II Efisv), promovido pela Liga Acadêmica de Fisiologia da Produção Vegetal (Lafisv) da Universidade do Vale do São Francisco (Univasf). Nesta edição, o II Encontro de Plantas Daninhas na Fruticultura também fará parte da programação, que acontecerá nos dias 29 e 30 de setembro, no Cineteatro do Campus Sede da Univasf e também no setor de fruticultura do Campus Ciências Agrárias (CCA), ambos em Petrolina (PE). São ofertadas 150 vagas para o dia 29 e 100 vagas para o dia 30. As inscrições estão abertas e vão até o dia 28 deste mês ou até as vagas serem preenchidas.

Os interessados devem se inscrever no site do evento. O valor da taxa de inscrição para participação nos dois dias de evento é de R$ 44,99 para o público interno e R$ 89,99 para o público externo. A programação do dia 29 irá contar com palestras, mesas redondas e o “Momento Empresa”. Na ocasião, serão abordadas as legislações vigentes e as diretrizes para o uso responsável e seguro de herbicidas, além de discutir pesquisas recentes e avanços na área. Já o dia 30 será destinado para as atividades práticas “Levantamento Fitossociológico e Manejo Integrado de Plantas Daninhas” e “Princípios Básicos da Tecnologia de Aplicação na Prática”, que acontecerão no CCA.

Segundo um dos diretores de Comunicação da Lafisv, Gessé Flor de Barros Filho, a fruticultura é uma atividade de grande relevância para a região do Vale do Francisco, sendo o uso de herbicidas uma prática comum para o controle de plantas daninhas no setor, porém é necessário promover o uso sustentável e eficiente para garantir a produtividade das culturas frutíferas. “A disseminação de informações atualizadas e embasadas cientificamente pode contribuir para melhorar a eficiência do manejo de herbicidas nas práticas agrícolas”, diz.

Barros Filho ainda ressalta a relevância do evento para a troca de conhecimento na área. “O evento é uma oportunidade para reunir especialistas, pesquisadores, produtores e profissionais do setor para compartilhar conhecimentos, experiências e melhores práticas. Essa troca de informações pode levar a avanços no campo do manejo de herbicidas e fortalecer a colaboração entre os envolvidos”, afirma o ligante, que é estudante do curso de Engenharia Agronômica.

O evento é promovido em parceria com o Grupo de Pesquisa em Plantas Daninhas do Nordeste (Danor) e o Comitê Técnico-Científico para Bioensaios e Uso Racional de Herbicidas (Coherb), com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Univasf, Grupo de Pesquisa em Plantas Ornamentais do Vale do São Francisco (Povasf), Grupo de Pesquisa Fruticultura no Vale do São Francisco (Frutvasf) e da JR tech.