Você está aqui: Página Inicial > Notícias > II Mostra de Integração e Conhecimento da Biologia inicia nesta terça-feira (27)

publicado: 26/07/2021 15h03 última modificação: 26/07/2021 15h03
Júlia R. Mendes

Com mais de 200 inscritos, divididos entre estudantes de graduação, pós-graduação, ensino médio e fundamental, a II Mostra de Integração e Conhecimento da Biologia (MICBio) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) dá início a sua programação nesta terça-feira (27). O evento, que conta com palestras, minicursos, rodas de conversa e mesas-redondas, acontecerá até quinta-feira (29). A transmissão será realizada a partir das 9h, pelo canal MICBio no YouTube. Interessados ainda podem se inscrever até o final do dia de hoje (26).

Para efetuar a inscrição, basta acessar o site do evento. Na abertura da II MICBio, haverá um bate-papo, comandado pela professora do Colegiado de Ciências Biológicas (CCBio) da Univasf e coordenadora do evento, Virgínia Michelle Svedese. A conversa irá abordar a atual situação do ensino e da Ciência no Brasil e a origem do tema do evento, que é “Ciência e Educação em Tempos de Pandemia”.

A palestra de abertura terá como tema “Impactos da Pandemia nas Ciências e Educação” e será ministrada pelo professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Bruno Severo. Ele irá discutir sobre quais são as áreas do conhecimento, a importância da Ciência e como ela está presente no cotidiano. Além disso, o professor falará sobre a importância do ensino para a sociedade e como a pandemia afetou a transmissão do conhecimento. Neste primeiro dia de programação serão ministradas três palestras, uma mesa-redonda e um minicurso.

No segundo dia (28), serão realizados dois minicursos, uma palestra e uma mesa-redonda. Programação terá início com uma palestra sobre a “Importância dos Museus e Coleções Biológicas”, a ser ministrada pela pesquisadora Mariana Galera Soler, do Centro de Estudos em História e Filosofia da Ciência, na Universidade de Évora, em Portugal.

O último dia (29) do evento terá uma palestra, um minicurso e duas mesas-redondas. Para encerrar a programação, será realizada uma mesa-redonda sobre “Negligência Ambiental e Pandemias: o que a história nos conta?”, com a participação dos professores José Jorge Sousa Carvalho e Virgínia Michelle Svedese, ambos do CCBio. Nessa atividade, os palestrantes irão abordar os impactos das ações humanas durante a história, além de ações possíveis para evitar o surgimento de novas doenças.

Durante a II MICBio também serão disponibilizados no canal do evento no YouTube vídeos de discentes do Campus Ciências Agrárias (CCA) sobre os projetos executados durante a pandemia. Todas as atividades, com exceção dos minicursos, serão transmitidas pelo YouTube. Os minicursos serão transmitidos pelo Google Meet. O link será enviado ao e-mail dos inscritos. Qualquer pessoa pode acompanhar a transmissão, porém, para receber o certificado, o participante precisa estar inscrito e completar a carga horária mínima de nove horas de participação. A programação completa está disponível do site do evento.