Você está aqui: Página Inicial > Notícias > II Semana do Cérebro do Vale do São Francisco acontece nos dias 16, 17 e 19 de março

publicado: 03/03/2023 14h49 última modificação: 07/03/2023 08h47
Júlia Mendes

Com atividades em diversas localidades do município de Petrolina (PE) que irão abordar o funcionamento neural, a II Semana do Cérebro do Vale do São Francisco irá acontecer nos dias 16, 17 e 19 de março. Com o tema “A neurociência vai às ruas”, o evento, realizado pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) com apoio da International Brain Research Organization (IBRO) e Dana Foundation, contará com oficinas e palestras que visam popularizar conhecimentos relacionados ao cérebro e seu funcionamento. As palestras serão abertas ao público geral, que pode se inscrever até o primeiro dia do evento (16).

Para se inscrever, os interessados devem acessar o site do evento. As palestras irão acontecer na Universidade de Pernambuco (UPE) e Uninassau Petrolina. Entre os temas que serão abordados destacam-se “Exercício físico e cognição”, “Sono e memória”, “Cérebro e nutrição”, “Efeitos neurológicos da Covid 19”, “Neuromodulação na psiquiatria” e “Neuroplasticidade e psicoterapia”.

Já as oficinas serão realizadas na Escola Professor Simão Amorim Durando; Fundação Nilo Coelho de Petrolina; Centro de Convivência de Petrolina, na Vila Eduardo; Centro de Estudos e Práticas em Psicologia (CEPPSI) da Univasf; Parque Municipal Josepha Coelho e Senac Petrolina. As oficinas irão tratar de temas como os benefícios da atividade física para o bem-estar e a cognição de idosos; saúde mental para adolescentes; mindfulness e sequelas da Covid-19. Elas serão restritas ao público das instituições nas quais serão realizadas. O encerramento irá acontecer no Parque Municipal Josepha Coelho, onde serão disponibilizados para a população materiais informativos e interativos sobre situações que podem acometer o cérebro.

O evento é Organizado pelo Grupo de Pesquisa em Neurociência e Psicologia Experimental do Vale (Neurovale), coordenado pela professora Ivani Brys, do Colegiado de Psicologia da Univasf. Ela conta que a primeira edição da Semana do Cérebro do Vale do São Francisco aconteceu em 2019, quando várias atividades foram realizadas para o público na Univasf e no Parque Municipal Josepha Coelho.

“Neste ano, realizaremos a primeira edição após a pandemia. Com a ocorrência da pandemia de Covid-19 e o aumento das demandas relacionadas à saúde mental, associadas ao isolamento social e aos efeitos neurológicos da infecção, torna-se ainda mais importante a realização de eventos que chamem a atenção da população para cuidados desse tipo”, destaca Ivani, que também é coordenadora geral do evento.

A professora enfatiza a importância de ter a participação do público nesta edição. “A Semana do Cérebro é uma iniciativa que visa integrar o conhecimento acadêmico com o conhecimento popular da comunidade, trazendo informação, desfazendo mitos e ressaltando a importância dos cuidados em saúde”, pontua. Mais informações podem ser encontradas no Instagram e no site do evento.