Você está aqui: Página Inicial > Notícias > II Simpósio Interdisciplinar do Vale do São Francisco (Sivasf) terá início nesta segunda-feira (9)

publicado: 06/10/2017 16h08 última modificação: 06/10/2017 16h25
Mônica Santos

A segunda edição do Simpósio Interdisciplinar do Vale do São Francisco (Sivasf) começará na próxima segunda-feira (9) e reunirá as áreas de Engenharia, Tecnologia e Gestão; Ciências Sociais e Humanidades; Meio Ambiente e Agrárias e Ciências Biológicas a fim de promover a capacitação, a interação e a integração de estudantes e profissionais. Promovido pelo Colegiado de Pós-Graduação Ciências da Saúde e Biológicas (CPGCSB) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), o evento tem como tema “Rumos e Percursos para Práticas e Ambientes Interdisciplinares” e será realizado até 11 de outubro, no Complexo Multieventos, Campus Juazeiro.

As inscrições podem ser realizadas até o dia 9, pelo site. Os valores são: R$85,00 para estudantes de graduação; R$95,15 para discentes de pós-graduação e R$105,70 para profissionais. As atividades do II Sivasf terão início na segunda-feira, a partir das 18h com o credenciamento e a conferência de abertura, cujo tema será “Ciência, Tecnologia e Inovação para Desenvolver o Brasil”. A conferência será apresentada pelo professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e ex-ministro da Ciência e Tecnologia Sérgio Machado Rezende.

A programação também conta com palestras e mesas redondas dentro das diversas áreas que serão tratadas, com sete palestrantes de diferentes lugares do país. As temáticas serão variadas, como doenças negligenciadas, engenharia como ferramenta para medicina, educação ambiental e economia circular na caatinga, políticas públicas, movimentos sociais e direitos humanos, entre outros. Também haverá minicursos sobre práticas profissionais inclusivas, como lidar com o estresse, fundamentos para revisão sistemática, ecofisiologia, uso da energia solar, estatística multivariada e entomologia médica. Além disso, serão apresentados 171 trabalhos dentro das áreas propostas, sendo que o melhor trabalho em cada eixo temático para apresentações orais e pôster será premiado.

De acordo com o coordenador geral do evento, professor Marcelo Domingues de Faria, pesquisadores que estão inseridos em meios interdisciplinares foram convidados para compartilhar uma série de referências a questões da atualidade com os mais de 300 inscritos no simpósio. “Discutiremos sobre desenvolvimento sustentável, empreendedorismo, políticas públicas, direitos humanos com profissionais das ciências exatas, licenciaturas, área da saúde, ecologia e muitas outras áreas para pensarmos a subsistência do homem nas grandes cidades e as formas de integração entre estas várias vertentes de aprendizado e atuação”, destaca Faria.

A programação completa e mais informações, como a lista de trabalhos aprovados para submissão e os palestrantes convidados, estão no site do evento.