Você está aqui: Página Inicial > Notícias > II Simpósio Nordestino de Floricultura e Plantas Ornamentais começa nesta quarta-feira (17) na Univasf

publicado: 15/07/2024 15h50 última modificação: 15/07/2024 15h50

O Vale do São Francisco é uma região reconhecida pela relevância na cadeia produtiva da fruticultura irrigada e possui diversas potencialidades para a produção de flores e plantas ornamentais. Com o intuito de apresentar resultados de pesquisas desenvolvidas no território e destacar a importância desse setor na geração de renda, o II Simpósio Nordestino de Floricultura e Plantas Ornamentais (II Sinflor) será realizado em Petrolina (PE). O evento é organizado pelo Grupo de Pesquisa Plantas Ornamentais no Vale do São Francisco (Povasf) e a Liga Acadêmica de Fisiologia da Produção Vegetal (Lafisv) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). A programação do II Sinflor começa nesta quarta-feira (17), no Cineteatro, no Campus Sede da Univasf.

Com o tema “Floricultura e Paisagismo no Nordeste: desafios e oportunidades de negócio”, esta edição do Sinflor tem como objetivo principal promover o fortalecimento e a expansão da atividade econômica da floricultura no Nordeste. A programação terá início com os minicursos, na manhã da quarta-feira (17), a partir das 8h.

A solenidade de abertura será realizada às 18h30 e terá palestra sobre o tema “Desafios e Perspectivas para Impulsionar o Crescimento Sustentável na Cadeia Produtiva de Flores e Plantas Ornamentais na Região Nordeste do Brasil”, a ser ministrada pelo vice-presidente do Instituto Brasileiro de Floricultura e Plantas Ornamentais (Ibraflor), Walter Luís Winge.

A programação do Sinflor também proporcionará aos participantes palestras com profissionais da área; oficinas; lançamento de livro; mesas-redondas; apresentações culturais e visitas técnicas para conhecer o mercado da floricultura no Vale do São Francisco. Dentre os minicursos ofertados, que possuem foco em temáticas como empreendimento do setor de floricultura e o seu papel no contexto do agronegócio, serão ministrados: Cultivo de Orquídeas; Explorando a Ilustração Científica Botânica com Plantas alimentícias não convencionais; Como validar uma ideia e montar uma startup; e Design Thinking: transformando ideias em soluções criativas.

Por ser um evento dedicado à discussão e promoção da floricultura e do paisagismo na região do Nordeste, o Sinflor também promove a exploração do potencial regional para a produção de flores, estimula a integração entre academia e setor produtivo e organiza espaços para divulgação de avanços científicos e tecnológicos. Com base nisso, durante o evento serão apresentados trabalhos acadêmicos acerca das seguintes áreas temáticas: Agricultura Familiar, Economia e Desenvolvimento Sustentável; Botânica, Biodiversidade e Conservação; Melhoramento Genético; Fitossanidade; Fisiologia Vegetal e Fitotecnia; Cultivo in vitro; Paisagismo e Arborização; e Tecnologia e Inovação.

Esta edição do Simpósio Nordestino de Floricultura e Plantas Ornamentais é realizada em parceria com o Conselho de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (CREA-PE) e com apoio da Sociedade Brasileira de Floricultura e Plantas Ornamentais (SBFPO). A primeira edição do evento aconteceu em 2023, na cidade de Bananeiras (PB). Mais informações estão disponíveis no site  e no Instagram do II Sinflor.