Você está aqui: Página Inicial > Notícias > III Congresso Nacional Cuidar da Vida no Ambiente Acadêmico acontece em novembro na Univasf

Notícias

III Congresso Nacional Cuidar da Vida no Ambiente Acadêmico acontece em novembro na Univasf

publicado: 30/08/2023 15h49 última modificação: 30/08/2023 15h49

“Ser Cuidado na Universidade” será o tema do III Congresso Nacional Cuidar da Vida no Ambiente Acadêmico, realizado pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). O evento acontecerá entre os dias 16 e 18 de novembro no Cineteatro, do Campus Sede, em Petrolina. Com o objetivo de promover um espaço de aprendizagem e troca de experiências sobre estratégias de cuidado nas instituições de ensino superior, o congresso pretende discutir sobre ações de promoção da saúde e qualidade de vida. As inscrições já estão abertas.

Para participar é necessário se inscrever pela página do evento e efetuar pagamento de taxa, cujo valor varia conforme o lote e a categoria do participante. As submissões de trabalhos também devem ser realizadas através do site evento até 15 de setembro. As regras para submissão estão disponíveis no site.

O III Congresso Nacional Cuidar da Vida no Ambiente Acadêmico é destinado a qualquer pessoa que possa estar, direta ou indiretamente, envolvida com comunidades acadêmicas, como docentes, discentes, técnicos, funcionários e profissionais de todas as áreas de conhecimento. Durante a programação, serão realizadas diversas oficinas e apresentações de trabalhos científicos.

No congresso, também ocorrerão palestras e rodas de conversas de forma presencial, com professores especialistas e pesquisadores de diversas Instituições de Ensino Superior do país. Dentre as palestras programadas haverá duas com palestrantes internacionais: “Perguntas abrem o mundo, sistemas e padrões acadêmicos”, com o professor Stewart Mennin, dos Estados Unidos; e “Prevenção e Gestão de conflitos”, com o professor Ludovic Aubin, da França.

Realizado desde 2018, o Congresso Nacional Cuidar da Vida é resultado de uma parceria entre os membros do Laboratório de Estudos Transdisciplinares em Saúde e Educação (Letrans), do Núcleo de Cuidado ao Estudante Universitário (NuCEU), ambos coordenados pela docente do Colegiado de Psicologia da Univasf, Shirley Macêdo; e do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicologia, Fenomenologia e Filosofias da Existência (NEPPFFE), coordenado pelo docente Crisóstomo Lima do Nascimento da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Segundo a presidente da comissão organizadora, professora Shirley Macêdo, o evento é importante para a comunidade acadêmica e externa por abordar questões da saúde e adoecimento psíquico, tanto dos estudantes quanto de servidores das universidades. “Não podemos esquecer que toda Instituição de Ensino Superior, seja ela pública ou privada, tem o compromisso social de cuidar da saúde psíquica dos seus integrantes. Então, a partir disso surge a necessidade de um evento como esse”, afirma. 

Mais informações sobre o III Congresso Nacional Cuidar da Vida no Ambiente Acadêmico estão disponíveis no site

registrado em: , , ,