Você está aqui: Página Inicial > Notícias > III Congresso Nacional Cuidar da Vida no Ambiente Acadêmico começa nesta quinta-feira (16) na Univasf

Notícias

III Congresso Nacional Cuidar da Vida no Ambiente Acadêmico começa nesta quinta-feira (16) na Univasf

publicado: 14/11/2023 15h58 última modificação: 14/11/2023 15h58

Com o objetivo de promover um espaço de aprendizagem e troca de experiências sobre estratégias de cuidado nas instituições de ensino superior, a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) promoverá o III Congresso Nacional Cuidar da Vida no Ambiente Acadêmico. O evento, que nesta edição tem como tema “Ser Cuidado na Universidade”, será realizado desta quinta-feira (16) até sábado (18), no Cineteatro do Campus Sede, em Petrolina.

O Congresso é destinado a qualquer pessoa, direta ou indiretamente, envolvida com comunidades acadêmicas, a exemplo de docentes, discentes, técnicos, funcionários e profissionais de todas as áreas de conhecimento. A abertura do evento acontecerá a partir das 19h15, com a apresentação da orquestra Philarmônica 21 de Setembro. A partir das 20h, ocorrerá a palestra de abertura com o professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Darlindo Ferreira de Lima, que discutirá o seguinte tema: “Diversas faces do cuidado no mundo acadêmico”.

No decorrer da programação, ainda serão realizadas oficinas, apresentações de trabalhos científicos, mesas-redondas e palestras ministradas por professores especialistas e pesquisadores de diversas Instituições de Ensino Superior do país. Haverá também duas palestras com palestrantes internacionais: “Perguntas abrem o mundo, sistemas e padrões acadêmicos”, com o professor Stewart Mennin, dos Estados Unidos; e “Prevenção e Gestão de conflitos”, com o professor Ludovic Aubin, da França.

O Congresso Nacional Cuidar da Vida é resultado de uma parceria entre os membros do Laboratório de Estudos Transdisciplinares em Saúde e Educação (Letrans), do Núcleo de Cuidado ao Estudante Universitário (NuCEU), ambos coordenados pela docente do Colegiado de Psicologia da Univasf, Shirley Macêdo; e do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicologia, Fenomenologia e Filosofias da Existência (NEPPFFE), coordenado pelo docente Crisóstomo Lima do Nascimento da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Mais informações sobre o III Congresso Nacional Cuidar da Vida no Ambiente Acadêmico estão disponíveis no site.