Você está aqui: Página Inicial > Notícias > III Workshop de Inovação e Empreendedorismo reúne estudantes, professores, pesquisadores e empresários na Univasf e no IF Sertão-PE

Notícias

III Workshop de Inovação e Empreendedorismo reúne estudantes, professores, pesquisadores e empresários na Univasf e no IF Sertão-PE

publicado: 09/12/2016 14h50 última modificação: 13/12/2016 08h31
Brena Souza

A terceira edição do Workshop de Inovação e Empreendedorismo do Vale do São Francisco reuniu, ontem (8), 180 participantes entre professores, estudantes, empresários e pesquisadores na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Campus Petrolina Centro. Na manhã do primeiro dia do evento, foi discutida a importância da inovação no mercado de trabalho e na pesquisa, bem como as perspectivas e a realidade do profissional de tecnologia da informação. O evento encerra hoje (9), com programação que acontece até as 17h no Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE). 

Participaram da solenidade de abertura a pró-reitora de Extensão da Univasf, a professora Lucia Marisy; a pró-reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do IF Sertão-PE, Débora Santos Carvalho dos Anjos; a coordenadora do evento e diretora do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Univasf, Viviani Marques Leite dos Santos; a coordenadora do NIT do IF Sertão-PE, Alessandra Souza Cordeiro de Sá; o professor do IF Sertão-PE Marcos dos Santos Lima e o presidente da Associação TI do Vale, Valter Quina Nascimento. 

A palestra “Inovação: Resultados para sua pesquisa, solução para sua empresa” foi ministrada pelo consultor de propriedade intelectual da Rede de Núcleos de Inovação do Estado do Ceará, Cassiano Oliveira. Durante a palestra, o consultor ressaltou a inovação como estratégia para o mercado competitivo, apresentou casos de empresas que inovaram na forma de trabalho, destacou o aumento da produtividade de empresas que inovam, e a importância da inovação na pesquisa como questão de sobrevivência. “Percebemos que não há universidade que faça extensão plena se não conversar com as empresas. Ela tem que conseguir que o conhecimento que foi produzido seja aplicado pela comunidade”, destacou Oliveira. 

A empresária Leoneide Alcântra, que atua no ramo alimentício com a produção de acarajé, participou da palestra. Ela tem o objetivo de lançar seu produto no mercado de uma forma diferente, possibilitando maior durabilidade. “Pretendo lançar o meu produto nas prateleiras inovando através da liofilização, que é o processo de desidratação e reidratação”, explicou a empresária. Já a estudante do curso de Gestão de Tecnologia da Informação do IF Sertão-PE, Campus Floresta (PE), Cíntia Vilarim, destacou que pretende trabalhar na área de Marketing, e ressaltou a importância do workshop. “O evento aborda temas interessantes, inclusive inovação que tem sido um diferencial. A carreira que quero seguir exige que você seja um profissional inovador e é sempre bom buscar novos conhecimentos”, ressaltou a estudante.

Simultaneamente à palestra, foi realizada também a mesa redonda “Perspectivas e Realidade do Profissional de TI na Inovação e Empreendedorismo”. O estudante do IF Sertão-PE Deyson Luan, que cursa agricultura no Campus Zona Rural, participou da mesa redonda. “O que foi discutido pode ser aplicado em outras áreas, não apenas na rural, como por exemplo, na informática e no gerenciamento de funcionários”, comentou Deyson. 

O III Workshop de Inovação e Empreendedorismo do Vale do São Francisco registrou 420 inscrições, e para a coordenadora do evento, Viviane Marques, tudo aconteceu conforme as expectativas. “Está muito frutífera a parceria com o IF Sertão-PE e o workshop está mostrando que a gente pode trabalhar junto. Esperamos que o evento também possibilite a criação de parcerias com empresas”, destacou Viviani.